Estratégias de ensino e ferramentas pedagógicas segundo os modelos epistemológicos propostos por Jansen e Qvortrup
Palavras-chave:
epistemologia, conhecimento, criação, cultura, ensino, ferramentas pedagógicasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os modelos epistemológicos propostos por Bo Jansen e Lars Qvortrup, assim como apresentar estratégias de ensino e ferramentas pedagógicas adequadas à(s) realidade(s) de ensino de uma sociedade plural e de valores culturais híbridos dentro de perspectivas de sociedades complexas e hiper complexas.
Referências
Jansen, T.B. (1997a).Kan mennesker vælge fremtid?Futuriblerne, 24(3), 12.
Jansen, T.B. (1997b). Skolens Fremtider. København, Danmark: Forlaget Fremad.
Jansen, T.B. (1982). Et samfund under forvandling. København, Danmark: Teknisk Forlag.
Qvortrup, L. (2000). Det hypekomplekse samfund, 14 fortællinger om informationssamfundet (2a ed).København, Danmark: Gydendal.
Qvortrup, L. (2001). Det lærende samfund, hyperkompleksitet og viden. København, Danmark: Gydendal.
Qvortrup, L.(2011). Det vi ved om skoleledelse (paperback).København, Danmark: Dafolo.Qvortrup, L. (s.d.). Kvalifikationer og kompetencer i netværks-og vidensamfundet(S. Berg, Trad.). Recuperado em 04 de abril, 2012, de http://pub.uvm.dk/2002/uddannelse/1.html
Tambo, K. (2005). In Er kompetencer bedre end valifikationer? In Danmarks Journalisthøjskole. Recuperado em 16 de janeiro, 2012, de http://www.update.dk/cfje/VidBase.nsf/ID/UB06271351
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.