Estratégias de ensino e ferramentas pedagógicas segundo os modelos epistemológicos propostos por Jansen e Qvortrup

Authors

  • Silvia Cabrera Berg Universidade de São Paulo

Keywords:

epistemologia, conhecimento, criação, cultura, ensino, ferramentas pedagógicas

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar os modelos epistemológicos propostos por Bo Jansen e Lars Qvortrup, assim como apresentar estratégias de ensino e ferramentas pedagógicas adequadas à(s) realidade(s) de ensino de uma sociedade plural e de valores culturais híbridos dentro de perspectivas de sociedades complexas e hiper complexas.

 

Author Biography

  • Silvia Cabrera Berg, Universidade de São Paulo
    atualmente chefe do Departamento de Música da FFCLRP/USP. Compositora, regente e educadora, trabalhou na área de cognição, estratégias de ensino e teoria do conhecimento com Torben Bo Jansen em Copenhagen. Pesquisa na área de metodologias de ensino e no desenvolvimento de conceitos, metodologias e materiais para o aprimoramento do conhecimento da voz referente às práticas corais, com ênfase no conhecimento da voz infantil e infanto-juvenil, no estudo de dos processos de preparação vocal, ensaio e performance, e na escrita vocal contemporânea e suas relações com a técnica vocal da Early Music. Desenvolve projeto com intercâmbio científico com Pia Boysen - Gentofte-Jægersborg Kirkernes Korskolen (Copenhagen - Dinamarca) e Margrete Enevold DKDM - Det Kgl. Danske Musikkonservatorium (Copenhagen - Dinamarca).

References

Jansen, T.B. (1997a).Kan mennesker vælge fremtid?Futuriblerne, 24(3), 12.

Jansen, T.B. (1997b). Skolens Fremtider. København, Danmark: Forlaget Fremad.

Jansen, T.B. (1982). Et samfund under forvandling. København, Danmark: Teknisk Forlag.

Qvortrup, L. (2000). Det hypekomplekse samfund, 14 fortællinger om informationssamfundet (2a ed).København, Danmark: Gydendal.

Qvortrup, L. (2001). Det lærende samfund, hyperkompleksitet og viden. København, Danmark: Gydendal.

Qvortrup, L.(2011). Det vi ved om skoleledelse (paperback).København, Danmark: Dafolo.Qvortrup, L. (s.d.). Kvalifikationer og kompetencer i netværks-og vidensamfundet(S. Berg, Trad.). Recuperado em 04 de abril, 2012, de http://pub.uvm.dk/2002/uddannelse/1.html

Tambo, K. (2005). In Er kompetencer bedre end valifikationer? In Danmarks Journalisthøjskole. Recuperado em 16 de janeiro, 2012, de http://www.update.dk/cfje/VidBase.nsf/ID/UB06271351

Published

2012-10-01

Issue

Section

Articles

How to Cite

Estratégias de ensino e ferramentas pedagógicas segundo os modelos epistemológicos propostos por Jansen e Qvortrup. (2012). Memorandum: Memory and History in Psychology , 23, 228-235. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6564