Defesa da introspecção como método filosófico de acesso à consciência de si

Farias Brito em face de Henri Bergson e Edmund Husserl

Autores

  • Leonardo Ferreira Almada Universidade Federal de Goiás
  • Luiz Alberto Cerqueira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

introspecção, inteligência, consciência de si, método, metafísica

Resumo

Neste artigo, propomos situar a filosofia brasileira em função da consciência de si como problema essencial, assim estabelecendo uma ideia de filosofia como “ciência” do espírito. Para tanto, buscamos apontar para a introspecção como o método filosófico capaz de levar a uma consideração da alma em separado do corpo, o que une Farias Brito a seus antecessores no Brasil, dentre os quais Padre Vieira, Gonçalves de Magalhães e Tobias Barreto, bem como a Henri Bergson e Edmund Husserl no cenário europeu. Propusemo-nos também demonstrar que somente com a irrupção das ciências da natureza e da filosofia moderna que se torna possível discutir em profundidade a ideia de uma “ciência” do espírito como o problema da filosofia em sua historicidade. Por fim, e a partir da análise das especificidades da intuição e do método analítico, defendemos que o método experimental não pode considerar o psíquico em sua especificidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Almada, Universidade Federal de Goiás

Professor Efetivo Adjunto I da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Realiza seu Pós-Doutorado pelo Instituto de Biociências da Univ. Estadual Paulista (UNESP). É Doutor e Mestre em Filosofia pelo PPGF-UFRJ, sob a supervisão do Prof. Dr. Luiz Alberto Cerqueira. É membro permanente do CEFIB (Centro de Filosofia Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Luiz Alberto Cerqueira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mantém o Seminário Internacional Farias Brito (em regime atual) e é o coordenador do CEFIB (Centro de Filosofia Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Tem Pós-Doutorado pela Universidade de Coimbra e é Doutor em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa.

Referências

Agostinho. (2001). Confissões (A. Espírito Santo, J. Beato & M. C. Pimentel, Trad.). Lisboa: INCM.(Original de397).

Barreto, T. (1966). A ciência da alma ainda e sempre contestada. Em Instituto Nacional do Livro (Org.). Obras completas de Tobias Barreto: Estudos de Filosofia(pp. 80-108). Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro. (Original publicado em 1871).

Bergson, H. (1988). Ensaios sobre os dados imediatos da consciência(J. Gama, Trad.). Lisboa: Edições 70. (Original publicado em 1889).

Bergson, H. (2006a). A intuição filosófica (B. Prado Neto, Trad.).Em H. Bergson.O pensamento e o movente: ensaios e conferências (pp. 125-148). São Paulo:Martins Fontes. (Original publicado em 1903).

Bergson, H. (2006b). Introdução à metafísica (B. Prado Neto, Trad.).Em H. Bergson.O pensamento e o movente: ensaios e conferências(pp. 183-234).São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1911).

Brentano, F. (1973). Psychology from an empirical standpoint(A. C. Rancurello, D. B.Terrell&L. McAlister, Trad.).London: Routledge and Kegan Paul.(Original publicado em 1874).

Brito, R. F. (1957). Finalidade do mundo: a filosofia como atividade permanente do espírito. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro. (Original publicado em 1895).

Brito, R. F. (2003). O mundo interior: ensaio sobre os dados gerais da filosofia do espírito. Lisboa:Imprensa Nacional-Casa da Moeda. (Original publicado em 1914).

Brito, R. F. (2006). A base física do espírito: história sumária do problema como preparação para o estudo da filosofia do espírito. Brasília: Senado Federal.(Original publicado em 1912).

Cerqueira, L. A. (2002). Filosofia brasileira: ontogênese da consciência de si. Petrópolis, RJ: Vozes.

Cerqueira, L. A. (2003). Farias Brito como expressão da identidade filosófica brasileira. Em R. F. Brito. O mundo interior: ensaio Sobre os dados gerais da filosofia do espírito. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda.

Cerqueira, L. A. (2006).Fontes tomistas da ideia de liberdade no Brasil. Ágora filosófica, 6, 81-104.

Descartes, R. (1994). Meditações metafísicas(J. Guinsburg & B. Prado Júnior, Trad.) São Paulo: Bertrand Brasil. (Original publicado em1641).

Dilthey, W. (1949). Introduccion a las ciências del espiritu(E. Ímas, Trad.). México: Fondo de Cultura Econômica. (Original publicado em1883).

Hume, D. (1975). Enquiries concerning human understanding. Oxford: Clarendon Press. (Original publicado em1748).

Hume, D. (1989). A treatise of human nature. Oxford: Clarendon Press.(Original publicado em1739).

Husserl, E. (1962).La filosofia como ciencia estricta(E. Tabernig, Trad.). Buenos Aires: Editorial Nova. (Original publicado em 1913).

Husserl, E. (2001). Psychologie phénoménologique (P. Cabestan, N. Depraz & A. Mazzù, Trad.). Paris: Libraire Philosophique J. Vrin. (Original publicado em 1928).

Husserl, E. (2002).A crise da humanidade europeia e a filosofia(U. Zilles, Trad.). Porto Alegre: EDIPUCRS. (Original publicado em 1935).

Husserl, E. (2006). Investigaciones logicas(P. Abe, Trad.).Madrid: Alianza Editorial. (Original publicado em 1901).

Kant, I. (1998). Critique of pure reason (P. Guyer & A. W. Wood, Trad.). Cambridge: Cambridge University Press. (Original Publicado em 1781).

Magalhães, D. J. G. (2004). Fatos do espírito humano. Petrópolis, RJ: Vozes. (Original publicado em 1858).

Vieira, A. (2003). Sermão da sexagésima. São Paulo: Hedra. (Original publicado em 1655).

Downloads

Publicado

2010-10-26

Como Citar

Almada, L. F., & Cerqueira, L. A. (2010). Defesa da introspecção como método filosófico de acesso à consciência de si: Farias Brito em face de Henri Bergson e Edmund Husserl. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 19, 79–100. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6575

Edição

Seção

Artigos