Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando Covian

Autores

  • Marcos Candido Universidade de São Paulo
  • Marina Massimi Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

humanismo, ciência, filosofia

Resumo

Este estudo apresenta o arcabouço de idéias humanísticas desenvolvido por Miguel Rolando Covian no âmbito da universidade: como cientista que foi, através de artigos científicos e de várias iniciativas concretas buscou enfrentar o problema da atual crise no campo das ciências modernas e na formação humanística do estudante universitário. No pensamento de Covian verifica-se a particular contribuição de três autores contemporâneos, muito lidos e comentados por ele, representantes de três diferentes áreas do conhecimento – Teilhard de Chardin, José Ortega y Gasset e Thomas Merton. A relevância teórica e testemunhal destes autores para o pensamento de Covian evidencia-se na estreita relação de idéias entre eles e nas citações feitas em seus artigos aos autores. O estudo desta relação nos permitiu aprofundar a concepção de humanismo em Covian e identificar as suas principais matrizes teóricas.

 

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Biografia do Autor

Marcos Candido, Universidade de São Paulo

mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo/RP.

Marina Massimi, Universidade de São Paulo

Professora Titular e trabalha junto ao Departamento de Psicologia e Educação na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, Brasil. Especialista na área de História dos Saberes Psicológicos na Cultura Luso-Brasileira.

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Publicado

2010-10-26

Como Citar

Candido, M., & Massimi, M. (2010). Perspectivas para uma formação humanística do estudante universitário no pensamento de Miguel Rolando Covian. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 19, 210–224. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6582

Edição

Seção

Artigos