O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia

uma perspectiva de Jean Piaget

Autores

  • Paulo Coelho Castelo Branco Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

epistemologia, métodos de pesquisa-psicologia, teoria piagetiana

Resumo

Jean Piaget foi um pesquisador que contribuiu para o desenvolvimento da ciência psicológica. Este artigo propõe a análise de uma contribuição deste pensador para o desenvolvimento metodológico na pesquisa epistemológica em Psicologia, através do método histórico-crítico. Este se circunscreve em uma discussão que centra atenção nos elementos que constituem a referência objetiva de um conhecimento científico para compreender e retraçar sua evolução em um caráter interno, ao interior da própria ciência em questão, e externo, que vincula a ciência enfocada a um contexto sócio-histórico. Descreve o método em suas: condições de uso, gênese e lógica de aplicação. Apresenta um exemplo e, finalmente, aponta as possibilidades e limites do método histórico-crítico.

 

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Biografia do Autor

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Psicologia pela Université Paris XIII. Professor Associado II do Departamento de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2012-04-14

Como Citar

Castelo Branco, P. C., & Barrocas, R. L. L. (2012). O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 22, 40–51. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6589

Edição

Seção

Artigos