O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia

uma perspectiva de Jean Piaget

Autori

  • Paulo Coelho Castelo Branco Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas Universidade Federal do Ceará

Parole chiave:

epistemologia, métodos de pesquisa-psicologia, teoria piagetiana

Abstract

Jean Piaget foi um pesquisador que contribuiu para o desenvolvimento da ciência psicológica. Este artigo propõe a análise de uma contribuição deste pensador para o desenvolvimento metodológico na pesquisa epistemológica em Psicologia, através do método histórico-crítico. Este se circunscreve em uma discussão que centra atenção nos elementos que constituem a referência objetiva de um conhecimento científico para compreender e retraçar sua evolução em um caráter interno, ao interior da própria ciência em questão, e externo, que vincula a ciência enfocada a um contexto sócio-histórico. Descreve o método em suas: condições de uso, gênese e lógica de aplicação. Apresenta um exemplo e, finalmente, aponta as possibilidades e limites do método histórico-crítico.

 

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Biografie autore

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Ricardo Lincoln Laranjeira Barrocas, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Psicologia pela Université Paris XIII. Professor Associado II do Departamento de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Pubblicato

2012-04-14

Come citare

Castelo Branco, P. C., & Barrocas, R. L. L. (2012). O método histórico-crítico e a pesquisa epistemológica em psicologia: uma perspectiva de Jean Piaget. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 22, 40–51. Recuperato da https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6589

Fascicolo

Sezione

Artigos