Helena Antipoff, seus pressupostos teórico-metodológicos e suas ações na educação dos “excepcionais” no Brasil

Autores

  • Heulalia Charalo Rafante Universidade Federal de São Carlos
  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Helena Antipoff, história da psicologia, história da educação

Resumo

Trata-se de uma pesquisa histórica, baseada em fontes documentais e no estudo biográfico de Helena Antipoff, em que se procurou elementos que trouxessem para a história da psicologia e da educação uma contribuição sobre quem foi Helena Antipoff e quais os pressupostos teórico-metodológicos da sua formação profissional, pressupostos sobre os quais assentará suas proposições de ações técnicas no campo. O texto traz os caminhos percorridos por ela desde seu país de origem, a Rússia até receber o convite para trabalhar no Brasil. Além disso, o artigo traz elementos que esclarecem as motivações para a sua vinda para o Brasil, as suas atividades no ensino brasileiro na década de 1930 e os caminhos que direcionaram suas ações para a educação dos “excepcionais”. Apresenta também uma síntese das ações de Helena Antipoff no Brasil na área da Educação Especial. A partir dessa trajetória, foi possível colocar em tela quem foi Helena Antipoff e quais os princípios educativos endossados por ela e, ainda, traçar um panorama de suas ações voltadas para a Educação dos “excepcionais” na realidade brasileira.

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Biografia do Autor

Heulalia Charalo Rafante, Universidade Federal de São Carlos

Historiadora pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutoranda em Educação pela UFSCar. Integrante do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Educação no Campo Social – CNPq e do Núcleo UFSCar do HISTEDBR – História, Sociedade e Educação no Brasil. Bolsista CNPq. Participa do Grupo de Estudos em Psicologia e em Ciências Humanas: história e memória, do Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP.

Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Saúde Pública pela USP, Mestre em Educação pela UFSCar e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Terapia Ocupacional da UFSCar. Integrante do Núcleo UFSCar do HISTEDBR – História, Sociedade e Educação no Brasil. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Educação no Campo Social – CNPq.

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Publicado

2011-04-18

Como Citar

Rafante, H. C., & Lopes, R. E. (2011). Helena Antipoff, seus pressupostos teórico-metodológicos e suas ações na educação dos “excepcionais” no Brasil. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 20, 31–57. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6622

Edição

Seção

Artigos