Chamada para dossiê temático

FORMAÇÃO E ENSINO DE HISTÓRIA DA PSICOLOGIA EM PAÍSES IBERO-AMERICANOS

FORMACIÓN E ENSEÑANZA DE HISTORIA DE LA PSICOLOGÍA EN PAÍSES IBEROAMERICANOS


Chamada em português


Chamada em espanhol

A revista Memorandum: memória e história em Psicologia informa que estão abertas as submissões de artigos para o Dossiê Temático “Formação e ensino de História da Psicologia em países ibero-americanos”:

Ao apresentar e promover debates a respeito da historicidade da Psicologia como ciência, disciplina e profissão, o ensino de História da Psicologia é de fundamental importância para a formação de psicólogas/os. Nessa direção, podem ser encontradas disciplinas dedicadas a trajetórias de teorias, personagens e instituições significativas para o estabelecimento e a disseminação dessa área do conhecimento, bem como existem unidades curriculares, lecionadas a partir de diversos arcabouços teórico-metodológicos, que sugerem diálogos com campos correlatos (por exemplo, é comum encontrar disciplinas intituladas como “História e Epistemologia da Psicologia” e “Teorias e Sistemas Psicológicos”).

Em contexto ibero-americano, as experiências de formação e de ensino de História da Psicologia são bastante peculiares: em alguns países, existe a obrigatoriedade do ensino de disciplinas de cunho histórico em cursos de graduação e, menos frequentemente, de pós-graduação e podem ser encontrados programas especializados para a capacitação de pesquisadoras/es nesta área. Entretanto, outros países ainda dão seus primeiros passos rumo a institucionalização dessa disciplina. Ademais, não se pode negar os riscos a que as disciplinas de cunho histórico estão submetidas em meio a sucessivas reformas curriculares, que frequentemente procuram alinhar a formação profissional aos interesses do mercado de trabalho contemporâneo, e a crescente desvalorização da reflexão e crítica a respeito da constituição e das transformações da Psicologia ao longo do tempo.

Este Dossiê Temático pretende construir um panorama acerca da formação e do ensino de História da Psicologia em países ibero-americanos. Para tanto, deseja reunir artigos resultantes de pesquisa e de experiências de ensino, que retratem a presença dessa disciplina (e outras equivalentes) em cursos de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior públicas e privadas. De fato, procura-se conhecer as ementas, as cargas horárias e os planos de ensino; a pluralidade teórico-metodológica e as bibliografias utilizadas; os programas de formação de pesquisadores e docentes; a construção de redes de ensino/pesquisa e o estabelecimento de comunidades acadêmico-profissionais em âmbito nacional e internacional. Estimula-se a refletir sobre o futuro da área e os desafios a serem enfrentados pela História da Psicologia nas primeiras décadas deste século.

O Dossiê Temático será publicado pela revista eletrônica Memorandum: memória e história em Psicologia. Publicado ininterruptamente desde outubro de 2001, Memorandum é o primeiro periódico brasileiro dedicado exclusivamente à História da Psicologia. Atualmente, recebe artigos escritos em português, espanhol, inglês, francês e italiano e conta com classificação Qualis A4 (Classificação de periódicos para quadriênio 2017-2020) para as áreas de Psicologia e Educação.

  • Prazo de submissão de manuscritos: 30 de abril de 2024.

  • Previsão de publicação: 2º semestre de 2024.

Os manuscritos inéditos deverão ser encaminhados conforme normas de submissão disponíveis no sítio eletrônico: https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum e passarão por avaliação duplo-cego (double blind review) de pareceristas ad hoc.

  • Editores/as responsáveis:

– Rodolfo Luís Leite Batista, Universidade Federal de Juiz de Fora

– Arthur Arruda Leal Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

– Rodrigo Lopes Miranda, Universidade Católica Dom Bosco

– Roberta Garcia Alves, Universidade Católica Dom Bosco

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: rodolforllb@gmail.com ou contate os/as editores/as responsáveis.