A religiosidade do morador de rua e o sentido de vida

o caso Marcelo

Autores

  • Aluizio Geraldo de Carvalho Guimarães Pontifícia Universidade de Minas Gerais
  • Jacqueline de Oliveira Moreira Pontifícia Universidade de Minas Gerais

Palavras-chave:

morador de rua, sentido, religiosidade, fenomenologia

Resumo

O presente artigo versa sobre temas marcantes na sociedade atual: o morador de rua, a religiosidade e o sentido de vida. Buscou-se caracterizar o fenômeno social da população de rua na atualidade e construir uma possível definição do mesmo. A partir da contribuição de diferentes autores, procurou-se também caracterizar a religiosidade e a influência da mesma sobre a realidade social e psicológica das pessoas. A partir do relato de trechos da vida de um morador de rua da cidade de Belo Horizonte a quem chamaremos de Marcelo, procurou-se mostrar como a busca de sentido se faz presente na vida nas ruas. Como resultado do presente estudo, pôde-se concluir que a religiosidade pode ser um auxílio importante na busca e na construção de um sentido de vida, além de ser uma forma de sustentação psicológica para pessoas que vivem nas ruas. Lançou-se mão da teoria de Viktor Frankl como forma de analisar esta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aluizio Geraldo de Carvalho Guimarães, Pontifícia Universidade de Minas Gerais

Psicólogo, pós-graduado em Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial pela FEAD Minas, Mestre em Psicologia pela PUC Minas, Coordenador do Centro de Referência da População de Rua de Belo Horizonte.

Jacqueline de Oliveira Moreira, Pontifícia Universidade de Minas Gerais

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP, Mestre em Filosofia pela UFMG, Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia na PUC/MG (M/D), Psicóloga Clínica.

Referências

Amatuzzi, M. M. (1999). Desenvolvimento psicológico e desenvolvimento religioso: uma hipótese descritiva. Em M. Massimi & M. Mahfoud (Orgs.). Diante do mistério: psicologia e senso religioso (pp. 123-140).São Paulo: Loyola.

Amatuzzi, M. M. (2001). Esboço de teoria do desenvolvimento religioso. Em G. J. Paiva (Org.). Entre necessidade e desejo: diálogos da psicologia com a religião (pp. 25-51). São Paulo.

Araújo, C. H. (2000) Migrações e vida nas ruas. Em M. Bursztyn (Org.). No meio da rua: nômades, excluídos e viradores (pp. 88-120). Rio de Janeiro: Garamond.

Critelli, D. M. (2002, 10 de outubro). Pensar a vida, saltar o abismo. Folha de São Paulo, Folha e equilíbrio, 4.

Escorel, S. (2000). Vivendo de teimosos: moradores de rua da cidade do Rio de Janeiro. Em M. Bursztyn (Org.). No meio da rua: nômades, excluídos e viradores (pp. 139-171). Rio de Janeiro: Garamond.

Feijoo, A. M. L. C. (2000). A escuta e a fala em psicoterapia: uma proposta fenomenológico-existencial. São Paulo: Vetor.

Forguieri, Y. C. (1993). Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas. São Paulo: Pioneira.

Frankl, V. E. (2007). A presença ignorada de Deus (10a ed.). (W. O. Schlupp & H. H. Reinhold, Trads.). São Leopoldo, RS: Sinodal; Petrópolis, RJ: Vozes. (Original publicado em 1948).

Frankl, V. E. (2008). Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração (25a ed.). (W. O. Schlupp & C. C. Aveline, Trads.). São Leopoldo, RS: Sinodal; Petrópolis, RJ: Vozes. (Original publicado em 1946).

Giussani, L. (2009). O senso religioso (P. A. E. Oliveira, Trad.). Brasília: Universa. (Original publicado em 1986).

Mahfoud, M & Coelho Júnior, A. G. (2001). As dimensões espiritual e religiosa da experiência humana: distinções e inter-relações na obra de Viktor Frankl. Psicologia USP,12(2), 95-103. Retirado em 01/04/2010, da World Wide Web: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-65642001000200006&script=sci_arttext

Massimi, M. & Mahfoud, M (1999). Senso religioso: dinamismo da experiência, desafio para a Psicologia. Em M. Massimi & M. Mahfoud (Orgs.). Diante do mistério: psicologia e senso religioso (pp. 11-14). São Paulo: Loyola.

Ministério do desenvolvimento social e combate à fome (2006). 2º Censo da população em situação de rua e análise qualitativa da situação dessa população em Belo Horizonte: meta 10 –Realização de ações de atendimento sócio-assistencial, de inclusão produtiva e capacitação para população de rua. Belo Horizonte: Autor.

Vieira, M. A. C., Bezerra, E. M. R. & Rosa, C. M . M. (Orgs.). (1994). População de rua: quem é, como vive, como é vista (2a ed.). São Paulo: Hucitec. (Original publicado em 1992).

Yalom, I. D. (1984). Psicoterapia Existencial (Diorki, Trad.). Barcelona, España: Herder. (Original publicado em 1980).

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

Guimarães, A. G. de C., & Moreira, J. de O. (2011). A religiosidade do morador de rua e o sentido de vida: o caso Marcelo. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 20, 225–249. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6633

Edição

Seção

Artigos