O sentido de psicologia para Haufniensis

idéias psicológicas em “O conceito de angústia” de Kierkegaard

Autores

  • Thiago de Paula Cruz Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Kierkegaard, psicologia existencial, história da psicologia, epistemologia da psicologia

Resumo

Trata-se de um estudo teórico que tem por objetivo compreender o sentido de psicologia para Haufniensis (um dos vários pseudônimos de Kierkegaard) em sua única obra: “O conceito de angústia”. O estudo dos discursos psicológicos de Kierkegaard é ainda incipiente no Brasil e com este artigo buscamos contribuir com a discussão de sua obra em outros meios que não somente o da filosofia e o da teologia. Constatou-se que a psicologia é uma ciência privilegiada, que trata da existência e da história individual (o espírito subjetivo) por intermédio da observação de si e de outros em seu cotidiano. Ao final, surgiu a questão sobre o possível ânimo irônico que deveria existir naqueles que se dedicam à psicologia e uma nova pergunta: deveriam ser os psicólogos irônicos?

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago de Paula Cruz, Universidade de São Paulo

bacharel e licenciado em psicologia, mestrando em psicologia escolar e desenvolvimento humano no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e atua como membro-pesquisador do Grupo de Pesquisa em Fenomenologia e Ciência (FENPEC) junto ao programa de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo em São Bernardo do Campo, Brasil. 

Referências

Amatuzzi, M. M. (2003). Releitura de textos de São Tomás de Aquino visando a construção de um pensamento psicológico. Memorandum, 5, 42-54. Retirado em 02/03/2007, de World Wide Web:www.fafich.ufmg.br/~memorandum/artigos05/amatuzzi01.htm

Becker, E. (1997). The denial of death. New York: Free Press.

Cruz, T. P., & Feitosa, L. D. (2006). A busca do sentido de angústia: O que dizem os alunos do primeiro semestre de psicologia?Trabalho de Conclusão de Curso não-publicado, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP.

Feijoo, A. M. L. C. (2000). A escuta e a fala em psicoterapia: uma proposta fenomenológico-existencial. São Paulo: Vetor.

Goto, T. A. (2007). A (re)constituição da psicologia fenomenológica em Edmund Husserl. Tese de Doutorado não-publicada, Programa de pós-graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP.

Gouvêa, R. Q. (2002). A palavra e o silêncio. São Paulo: Custom/Alfarrábio.

Gouvêa, R. Q. (2006). Paixão pelo paradoxo: umaintrodução aos estudos de Sören Kierkegaard e de sua concepção de fé cristã. São Paulo: Fonte Editorial.

Kierkegaard, S. A. (1968). O conceito de angústia(T. Guimarães, Trad.). São Paulo: Hemus. (Original publicado em 1844).

Kierkegaard, S. A. (1980). The concept of anxiety(R. Thomte & A. B. Anderson, Trads.). New Jersey: Princeton University Press. (Original publicado em 1844).Kierkegaard, S. A. (s.d.). O conceito de angústia(2a ed., J. L. Alves, trad.). Santa Maria de Lamas: Editorial Presença. (Original publicado em 1844).

Kierkegard, S. A. (1986). Ponto de vista explicativo de minha obra como escritor. Lisboa: Edições 70. (Original publicado em 1859).

Kierkegaard, S. A. (1990). La reprise. (N. Viallaneix, traduction, introduction, dossier,notes). Paris: Flammarion. (Original publicado em 1843).

Kierkegaard, S. A. (1991). O conceito de ironia constantemente referido a Sócrates(A. L. M. Valls, trad.). Petrópolis: Vozes. (Original publicado em 1841).

Massimi, M. (1989). A psicologia em instituições de ensino brasileiras do século XIX.Tese de Doutorado não-publicada, Programa de pós-graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

May, R. (1982). O homem à procura de si mesmo(9a ed., A. B. Weissenberg, trad.). Petrópolis: Vozes. (Original publicado em 1953).

May, R. (1977). Psicologia e dilema humano(3a ed.,A. Cabral, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Original publicado em 1967)

Penna, A. G. (1981). História das idéias psicológicas. Rio de Janeiro: Zahar.

Pfromm Netto, S. (2006). Aonde vai a Psicologia? Algumas considerações sobre o passado, o presente e o futuro da psicologia como ciência, profissão e ensino. Boletim da academia paulista de psicologia, 26(3), 45-52.

Rosenkranz, J. K. F. (1843). Psychologie oder die Wissenchaft vom subjektiven Geist. Königsberg: Bornträger.

Thomte, R., & Anderson, A. B. (1980). Historical introduction. Em S. A. Kierkegaard, The concept of anxiety(pp. vii-xviii). New Jersey: Princeton University Press.

Wahl, J. (1962). As filosofias da existência(I. Lobato & A. Torres, trads.). Lisboa: Publicações Europa-América.

Zilles, U. (2002). A fenomenologiahusserliana como método radical. Em E. Husserl, A crise da humanidade européia e a filosofia(2a ed., pp. 11-62). Porto Alegre: EDIPUCRS.

Downloads

Publicado

2010-04-23

Como Citar

Cruz, T. de P. (2010). O sentido de psicologia para Haufniensis: idéias psicológicas em “O conceito de angústia” de Kierkegaard. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 18, 56–67. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6639

Edição

Seção

Artigos