Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino

seus fundadores

Autores

  • Gabriel Vieira Cândido Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

tecnologia educacional, análise do comportamento, métodos de ensino

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a história do Personalized System of Instruction, o PSI, usando publicações de seus quatro fundadores: Carolina Bori, Fred Keller, Gil Sherman e Rodolpho Azzi. Em primeiro lugar, são apresentadas as realizações profissionais destes quatro fundadores antes de se encontrarem pela primeira vez. Depois, as primeiras parcerias de trabalho até o desenvolvimento do sistema, em 1964, na Universidade de Brasília, são exploradas. Os trabalhos individuais que desenvolveram são descritos em seguida, enfatizando as mudanças no sistema básico usado por eles em 1964. Assim, esta pesquisa permite conhecer as contribuições individuais até então pouco exploradas, como diferentes pontos de vista desenvolvidos entre Bori e Keller.

 

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Biografia do Autor

Gabriel Vieira Cândido, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

psicólogo, mestre em Psicologia Experimental: análise do comportamento pela PUC-SP, doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Atualmente, é pós-doutorando do Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Experimental: análise do comportamento pela PUC-SP.

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Publicado

2017-12-11

Como Citar

Cândido, G. V. (2017). Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino: seus fundadores. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 33, 51–67. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6651

Edição

Seção

Artigos