Novas perspectivas para a história do Sistema Personalizado de Ensino
seus fundadores
Palavras-chave:
tecnologia educacional, análise do comportamento, métodos de ensinoResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a história do Personalized System of Instruction, o PSI, usando publicações de seus quatro fundadores: Carolina Bori, Fred Keller, Gil Sherman e Rodolpho Azzi. Em primeiro lugar, são apresentadas as realizações profissionais destes quatro fundadores antes de se encontrarem pela primeira vez. Depois, as primeiras parcerias de trabalho até o desenvolvimento do sistema, em 1964, na Universidade de Brasília, são exploradas. Os trabalhos individuais que desenvolveram são descritos em seguida, enfatizando as mudanças no sistema básico usado por eles em 1964. Assim, esta pesquisa permite conhecer as contribuições individuais até então pouco exploradas, como diferentes pontos de vista desenvolvidos entre Bori e Keller.
Downloads
Referências
Ades, C. (1998). Lembranças a respeito de Carolina: 1968. Psicologia USP, 9(1), 71-77.
Antunes, M. A. M. (2004). A psicologia no Brasil no século XX: desenvolvimento científico e profissional. Em M. Massimi & M. C. Guedes (Org.s). História da psicologia no Brasil: novos estudos(pp. 109-152). São Paulo: Educ.
Azzi, R. (1962). Máquina de aprender: a moda e o medo. Planejamento e Pesquisa, 5, 126-136.
Azzi, R. (1965, agosto). A personal course: second report. Trabalho apresentado no Encontro da American Psychological Association, Chicago, Estados Unidos.
Azzi, R. & Marchi, A. (1964). Comparação entre modos de resposta na instrução programada. Planejamento e Pesquisa, 7, 78-101.
Baptista, M. T. D. S. (2004). A constituição da identidade de alguns profissionais que atuaram como psicólogos antes de 1962 em São Paulo. Em M. Massimi & M. C. Guedes (Org.s). História da psicologia no Brasil: novos estudos (pp. 153-202), São Paulo: Educ.
Baptista, M. T. D. S. (2010). A regulamentação da profissão de psicologia: documentos que explicitam o processo histórico. Psicologia: Ciência e Profissão, 30(número especial), 170–191.
Bori, C. M. (1974). Developments in Brazil. Em F. S. Keller & J. G. Sherman (Org.s). The Keller plan handbook: essays on a personalized system of instruction (pp. 65–72). San Francisco: W. A. Benjamin.
Bori, C. M. (1975, novembro). A preparação de pessoal docente no sistema de ensino personalizado: formas alternativas. Trabalho apresentado na Conferência Internacional Nuevas Tecnicas Instruccionales en la Educación Superior, Caracas, Venezuela.
Bori, C. M. & Azzi, R. (1964). Uma experiência no ensino de psicologia. Jornal Brasileiro de Psicologia, 1(2), 105–110.
Bori, C. M., Pessotti, I. & Azzi, R. (1965). Um curso moderno de psicologia. Ciência e Cultura, 17(2), 219.
Cândido, G. V. (2014). O desenvolvimento de uma cultura científica no Brasil: contribuições de Carolina Martuscelli Bori. Tese de Doutorado, Programa de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP.
Cândido, G. V. (2017). Charles B. Ferster (1922-1981): transição do laboratório animal para a clínica. Em D. Zilio & K. Carrara (Org.s). Behaviorismos: reflexões históricas e conceituais (pp. 283-302). São Paulo: Centro Paradigma.
Cândido, G. V. & Massimi, M. (2012). Contribuição para a formação de psicólogos: análise de artigos de Carolina Bori publicados até 1962. Psicologia: Ciência e Profissão, 32 (num. especial), 246-263.
Carvalho, G. S., Silva, S. Z., Kienen, N. & Melo, C. M. (2014). Implicações éticas na proposição de comportamento-objetivos a partir da perspectiva Behaviorista Radical. Perspectivas em análise do comportamento, 5(2), 93-195
Cunha, W. H. A. (1998). Carolina Martuscelli Bori e a psicologia na USP. Psicologia USP, 9(1), 49-60.
Eyre, H. L. (2007). Keller’s personalized system of instruction: was it a fleeting fancy or is there a revival on the horizon? TheBehavior Analyst Today, 8(3), 317-324.
Engelmann, A. (1998). Carolina Martuscelli Bori. Psicologia USP, 9(1), 49-60.
Foss, K. A., Foss, S. K., Paynton, S. & Hahn, L. (2014). Increasing college retention with a personalized system of instruction: a case studyJournal of Case Studies in Education, 5, 1-20.
Harrington, A. (2014). Computer-assisted personalized systems of instruction (CAPSI): an overview of CAPSI course delivery in developmental writing. Journal of Student Success and Retention, 1(1), 1-13.
Keller, F. S. (1943). Studies in international morse code I: a new method of teaching code reception. Journal of Applied Psychology, 27(5), 407–415.
Keller, F. S. (1963, agosto). Equipment required for improvement of introductory laboratory facilities. Trabalho apresentado na Reunião Anual da American Psychological Association, Philadelphia, Estados Unidos.
Keller, F. S. (1968). Good-bye, teacher... Jornal of Applied Behavior Analysis, 1, 79-89.
Keller, F. S. (1973), Recentes desenvolvimentos no ensino de ciências. Ciência e Cultura, 25(1), 3-10.
Keller, F. S. (1974a). The history of PSY. Em F. S. Keller & J. G. Sherman (Org.s). The Keller plan handbook: essays on a personalized system of instruction (pp. 6–13). San Francisco: W. A. Benjamim.
Keller, F. S.(1974b). Ten years of personalized instruction. Teaching of psychology, 1(1), 4-9.
Keller, F. S. (1974c) The basic system. Em F. S. Keller & J. G. Sherman (Org.s). The Keller plan handbook: essays on a personalized system of instruction (pp. 14-23). San Francisco: W. A. Benjamim.
Keller, F. S. (1987). O nascer de um departamento. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 3(3), 198-205.
Keller, F. S., Bori, C. M. & Azzi, R. (1964). Um curso moderno de psicologia. Ciência e Cultura, 16(4), 397 –399.
Keller, F. S. & Schoenfeld, N. (1949). The psychology curriculum at Columbia College. The American Psychologist,4, 165–172.
Keller, F. S. & Schoenfeld, N. (1950). Principles of psychology: a systematic text in the science of behavior. New York: Appleton-Century-Crofts.
Keller, F. S. & Sherman, J. G. (Org.s). (1974a). The Keller plan handbook: essays on a personalized system of instruction. San Francisco: W. A. Benjamim.
Kulik,C. L. C., Kulik, J. A. & Bangert-Drowns, R. L. (1990). Effectiveness of matery learning programs: a meta-analysis. Review of Educational Research, 60(2), 265-299.
Matos, M. A. (1998). Contingências para a análise do comportamento no Brasil. Psicologia USP, 9(1), 89–100.
Nale, N. (1998). Programação de ensino no Brasil: a papel de Carolina Bori. Psicologia USP, 9(1), 275-301. Psicologia: Ciência e Profissão (2010). Rodolpho Azzi. Psicologia: Ciência e Profissão, 30(1), 224-224.
Purao, S., Sein, M. K., Nilsen, H. & Larsen, E. A. (2016). Setting the pace: experiments with Keller’s PSI. Transactins on Education, 60(2), 97-104.
Queiroz, M. I. P. Q. (1998). Uma cientista ímpar: Carolina Martuscelli Bori. Psicologia USP, 9(1), 37 –39.
Rufino, L. G. B. & Souza Neto, S. (2016). Novos modelos curriculares para a educação física brasileira: resenha do livro “Instructional models for physical education”. Motrivivência, 28(47), 290-304.
Sherman, J. G. (1971, maio). PSI, an historical perspective. Trabalho apresentado no Encontro Anual da Rock Mountain Psychological Association, Rock Mountain, Estados Unidos.
Sherman, J. G. (1974). PSI today. Em F. S. Keller & J. G. Sherman (Org.s). The Keller plan handbook:essays on a personalized system of instruction (pp. 59-64). San Francisco: W. A. Benjamim.
Sidman, M. (2006). Fred S. Keller, um reforçador condicionado generalizado. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 2(2), 277-285.
Silva, C. B. O. (2015). Instrução programada: tecnologia educacional aplicada ao EAD. Revista de Tecnologia Aplicada, 4(3), 32-52.
Todorov, J. C. & Hanna, E. S. (2010). Análise do comportamento no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26 (num. especial), 143–153.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.