Entre a dor e a esperança

educação para o diálogo em Martin Buber

Autores

  • Kátia Marly Leite Mendonça Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Martin Buber, educação, diálogo, esperança, barbárie

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir as idéias de Martin Buber acerca da educação e do papel do educador em sua correlação com tempos de crise. O diálogo, a partir de uma interface entre a sociologia, a teologia e a filosofia, ocorre estimulado por dois temas fundamentais: a dor da barbárie e a esperança. Trabalhar com uma educação voltada para o diálogo e para a construção de uma cultura de paz e solidariedade em tempos sombrios e vazios de sentido como os nossos significa, antes de tudo, perceber a tensão entre esses dois eixos que envolvem a vida dos homens na sociedade atual. A perspectiva buberiana acerca da tarefa de educar vem, sem dúvida, levantar algumas questões fundamentais que remetem não só às exigências da condição de educador, mas às possibilidades de educar em meio ao caos e à violência deste século. 

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Biografia do Autor

Kátia Marly Leite Mendonça, Universidade Federal do Pará

Doutora em Ciência Política. Pós-Doutorado em Ética. Professora Associada da Universidade Federal do Pará, do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Membro da linha de pesquisa Violência e Não-Violência nos Processos Sociais, da UFPA Coordena projetos de pesquisa sobre Não-Violência, Cultura de Paz e Sociologia da Ética e projeto de extensão universitária em educação para a paz.

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Publicado

2009-10-06

Como Citar

Mendonça, K. M. L. (2009). Entre a dor e a esperança: educação para o diálogo em Martin Buber. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 17, 45–59. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6664

Edição

Seção

Artigos