A representação de si-mesmo em narrativas autobiográficas de escritores brasileiros

Autores

  • Maria Helena Palma de Oliveira Universidade Bandeirante de São Paulo

Palavras-chave:

representação de si-mesmo, narrativas autobiográficas, escritores brasileiros

Resumo

Estudaram-se características predominantes das formas de representação de si-mesmo na infância/adolescência em autobiografias de 27 escritores brasileiros do século XX, de diversos períodos literários que relataram episódios de relacionamentos adulto-criança e criança-adulto, no âmbito familiar. Marcados pelo sofrimento físico e/ou psíquico. A pesquisa documental tomou como temática a infância/adolescência e como personagens o adulto responsável e a criança/adolescente. O relacionamento da criança/adolescente-adulto responsável evidenciou-se (54,5%) pelo medo, submissão, indiferença afetiva ou ambiguidade (admiraçã-oódio). Na representação de si-mesmo
na infância/adolescência predominou (66,3%) a negatividade caracterizada por sentimentos de culpa, fragilidade, fracasso, submissão, manipulação e infelicidade. Os resultados marcam o caráter evolutivo da construção de significados sociais da infância, no Brasil, próprias de práticas cotidianas da primeira metade do século XX; mostram a importância da família na  estruturação das temáticas que orientaram a representação de si-mesmo
e de modo mais amplo da cultura, moldando a concepção de pessoalidade do indivíduo.

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Biografia do Autor

Maria Helena Palma de Oliveira, Universidade Bandeirante de São Paulo

tem doutorado em Psicologia pela USP, mestrado em
Psicologia da Educação pela PUCSP e bacharelado e licenciatura em Língua Portuguesa pela FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas) da USP. É docente do Mestrado Profissional em Reabilitação Vestibular e Inclusão Social e do curso de Psicologia, ambos da UNIBAN (Universidade Bandeirante de São Paulo), campus Maria
Cândida.

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Publicado

2009-10-06

Como Citar

Oliveira, M. H. P. de. (2009). A representação de si-mesmo em narrativas autobiográficas de escritores brasileiros. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 17, 107–121. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6669

Edição

Seção

Artigos