Irmão Henrique Justo

um pioneiro da psicologia humanista no Brasil

Autores

  • Francisco Silva Cavalcante Junior Universidade de Fortaleza
  • Átila Montenegro Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Henrique Justo, psicologia humanista no Brasil, abordagem centrada na pessoa

Resumo

Este trabalho trata-se de um relato de experiência profissional e é fruto de uma visita do Prof. Dr. Irmão Henrique Justo a Fortaleza, integrando a mesa redonda intitulada Histórias da História da Psicologia Humanista no Brasil promovida pelo Laboratório RELUS do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Da sua comunicação traçamos seu percurso como o pioneiro da Psicologia Humanista no Brasil: desde informações sobre sua formação profissional até um pouco de sua trajetória na Psicologia, principalmente no tocante ao seu encontro com Carl Rogers e com a Abordagem Centrada na Pessoa. Para tanto, valemo-nos de sua própria perspectiva, mantendo a fidedignidade de seus relatos e o seu tom experiencial. O contato com o Ir. Henrique Justo foi de muito aprendizado para os autores deste texto, o que nos motivou a continuar escrevendo as histórias da história da Psicologia Humanista no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Silva Cavalcante Junior, Universidade de Fortaleza

psicólogo, Mestre em Educação Especial e Ph.D. em Leitura e Escrita pela University of New Hampshire, EUA. Professor titular do Mestrado em Psicologia da Universidade de Fortaleza – UNIFOR e Coordenador da Rede Lusófona de Estudos da Felicidade – RELUS.

Átila Montenegro, Universidade de Fortaleza

graduando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR –, bolsista de iniciação científica (PBICT/FUNCAP/UNIFOR) e membro da Rede Lusófona de Estudos da Felicidade – RELUS.

Referências

Cavalcante Jr., F. S. & Sousa, A. F. (2007). Histórias da Psicologia no Ceará: entrevista com Gercileni Campos. Psicologia em Estudo, 12 (2), 423-427.

Gross, C. M. & Graziottin, T. C. (2002). Entrevista com Irmão Henrique Justo. Humanitas Jornal, Número e ano? marco-abril, 1-7.

Justo, H. (1979). Somos diferentes: aspectos da psicologia diferencial. 2. ed. Porto Alegre: Livraria Santo Antonio.

Justo, H. (1997). Você também é diferente. Petrópolis: Vozes.

Justo, H. (2002). Cresça e faça crescer: lições de um dos maiores psicólogos - Carl Rogers. 7. ed. Canoas: Editora La Salle.

Rogers, C. (1951). Client-centered therapy. Boston: Houghton Mifflin.

Rogers, C. (1961). On becoming a person. Boston: Houghton Mifflin.

Rogers, C. (1969). Freedom to learn. Columbus: Charles E. Merrill.

Rogers, C. & Kinget, G. M. (1977). Psicoterapia e relações humanas (M. L. Bizzotto, trad.). 2. ed. Belo Horizonte: Interlivros. (Original de 1959).

Zavalloni, R. (1956). Educação e personalidade (G. A. Buzzi, trad.). Petrópolis, RJ: Vozes. (Original de 1955).

Downloads

Publicado

2009-04-11

Como Citar

Cavalcante Junior, F. S., & Montenegro, Átila. (2009). Irmão Henrique Justo: um pioneiro da psicologia humanista no Brasil. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 16, 85–91. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6677

Edição

Seção

Artigos