A introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil através da obra de Arthur Ramos

Autores

  • Jorge Luís Ferreira Abrão Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Arthur Ramos, psicanálise de crianças, história das crianças

Resumo

O artigo apresenta a introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil nas primeiras décadas do século XX, na obra de Arthur Ramos. Partindo de uma investigação histórica, foram destacados da obra de Arthur Ramos os trabalhos dedicados ao tema da análise de crianças. Identificou-se a ocorrência de duas fases distintas e complementares no que concerne as características de sua produção psicanalítica. Na primeira, o autor limita-se a introduzir os conceitos psicanalíticos no meio educacional, familiarizando os professores com esta forma de pensamento. Na segunda, é introduzida uma prática de assistência a crianças com problemas escolares que foi inspirada na teoria psicanalítica e desenvolvida em Clínicas de Orientação Infantil. Conclui-se que com base nas formulações psicanalíticas e no trabalho prático, Ramos introduziu inovações no entendimento das dificuldades escolares da criança.

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Biografia do Autor

Jorge Luís Ferreira Abrão, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicólogo, doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia Clínica da UNESP de Assis e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da mesma Universidade. Supervisor do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Dra. Betti Katzenstein.

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Publicado

2008-04-12

Como Citar

Abrão, J. L. F. (2008). A introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil através da obra de Arthur Ramos. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 14, 37–51. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6691

Edição

Seção

Artigos