A introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil através da obra de Arthur Ramos
Palavras-chave:
Arthur Ramos, psicanálise de crianças, história das criançasResumo
O artigo apresenta a introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil nas primeiras décadas do século XX, na obra de Arthur Ramos. Partindo de uma investigação histórica, foram destacados da obra de Arthur Ramos os trabalhos dedicados ao tema da análise de crianças. Identificou-se a ocorrência de duas fases distintas e complementares no que concerne as características de sua produção psicanalítica. Na primeira, o autor limita-se a introduzir os conceitos psicanalíticos no meio educacional, familiarizando os professores com esta forma de pensamento. Na segunda, é introduzida uma prática de assistência a crianças com problemas escolares que foi inspirada na teoria psicanalítica e desenvolvida em Clínicas de Orientação Infantil. Conclui-se que com base nas formulações psicanalíticas e no trabalho prático, Ramos introduziu inovações no entendimento das dificuldades escolares da criança.
Referências
Abrão, J. L. F. (2001).A história da psicanálisede crianças no Brasil. São Paulo: Escuta.
Abrão, J. L. F. (1999).Umpercursopela história dapsicanálise de crianças noBrasil. Dissertação de Mestrado não publicada, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Universidade Estadual Paulista, Assis.
Barros, L. O. C. (2003). Um projeto de modernização do Rio de Janeiro: A contribuição de Arthur Ramos (19331949). Em C. S. Weyrauch; G. C. Lima & H. Arnt (Orgs.),Forasteiros construtores damodernidade(pp.4065). Rio de Janeiro: Terceiro Tempo.
Campos, R. H. F. (Org.). (2001).DicionáriobiográficodapsicologianoBrasil. Rio de Janeiro: Imago.
Mokrejes, E. (1993).A psicanálise noBrasil:Asorigens dopensamentopsicanalítico. Petrópolis: Vozes.
Moraes, D. (1927).A psychanalyse na educação.Rio de Janeiro: Mendonça, Machado & Cia. Editores.
Oliveira, C. L. V. (2006).História dapsicanálise: SãoPaulo(19201969). São Paulo: Escuta.
Perestrello, M. (1986). Primeiros encontros com a psicanálise no Brasil (18991937). EmEncontros: Psicanálise(pp.111152). Rio de Janeiro: Imago.
Perestrello, M. (1995). Ainda sobre a história da psicanálise no Brasil.Revista Brasileira de Psicanálise,29(3),667674.
PortoCarrero, J. P. (1929).Ensaios de psychanalyse. Rio de Janeiro: Flores & Mano Editores, 1929.
PortoCarrero, J. P. (1929a). Educação sexual.Archivos Brasileiros de Hygiene Mental, 2(1), 120133.
Ramos, A. (1933). A technica da psychanalyse infantil.Archivos Brasileiros de Hygiene Mental, 6(2), 195205.
Ramos, A. (1934a). Educação e psychanalyse. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
Ramos, A. (1934b). Os furtos escolares.Archivos Brasileiros de Hygiene Mental, 7(2), 229235.
Ramos, A. (1936).Introduçãoàpsicologiasocial. Rio de Janeiro: Casa do Estudante do Brasil.
Ramos, A. (1937). A mentira infantil. Revista Médica da Bahia,5(10), 195210.
Ramos, A. (1938a). A dinâmica afetiva do filho mimado. Neurobiologia, 1(1), 265287.
Ramos, A. (1938b). O problema psychosociologico do filho único. RevistaMédica daBahia, 6(9), 185200.
Ramos, A. (1939a).Acriança problema (4a ed.). Rio de Janeiro: Livraria Editora da Casa do Estudante do Brasil.
Ramos, A. (1939b).Saúde doespírito: Higiene mental(6a. ed.). Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Educação Sanitária.
Sagawa, R. (2002). Durval Marcondes. Rio de Janeiro: Imago.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.