Corpos enredados – germinados

a questão do corpo em Foucault e Merleau-Ponty

Autores

  • Fernando de Almeida Silveira Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

corpo-alma, Foucault, Merleau-Ponty

Resumo

Michel Foucault estuda o corpo enredado, submetido aos embates das forças dos
poderes-saberes, que se articulam estrategicamente na sociedade ocidental. E Merleau-Ponty visa à experiência sensível que germina enquanto estrato originário da correlação corpo próprio-mundo, como uma região de sentidos que não se limita a seus significados histórico-culturais pois representa nossa abertura ao Ser em geral. Esta pesquisa compara o corpo enredado foucauldiano com o corpo germinante merleau-pontyano e avalia em que medida a perspectiva genealógica foucauldiana dissolveria a noção de subjetividade que reside, em Merleau-Ponty, na experiência do corpo próprio. Verificou-se que a tentativa de Foucault de submeter o corpo germinante de Merleau-Ponty à mesma pressuposição discursiva do seu corpo enredada é uma forma de desconsiderar as singularidades da paisagem enunciativa da corporeidade na fenomenologia merleau-pontyana. Este trabalho se desenvolve através da leitura de bibliografia dos referidos autores, comentaristas e de outros autores da filosofia moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando de Almeida Silveira, Universidade Federal de São Paulo

advogado, psicólogo, Doutor em Psicologia na área de Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia. Departamento de Psicologia e Educação USP Ribeirão Preto. Pós-Doutor em Filosofia na área de Epistemologia da Psicologia Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências UFSCar São Carlos. Professor Adjunto de Psicologia e Humanismo, e de Ética da Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista.

Referências

Bimbenet, E. (2004).NatureetHumanité: LeProblèmeAnthropologique dansL’Oeuvre de Merleau­Ponty. Paris: Libraire Philosophique J. Vrin.

Deleuze, G. (1988).Foucault.(C.Sant'Anna Martins Trad.). São Paulo: Brasiliense. (Original publicado em 1986).

Deleuze, G. (1992).Conversações.(P.P.Pelbart, Trad.). São Paulo: Ed. 34. (Original publicado em 1990.)

Foucault, M. (1967).AsPalavrase asCoisas:UmaArqueologiadasCiênciasHumanas.(S.T. Muchail, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1966).

Foucault, M. (1975).Vigiare punir: Nascimentodaprisão.(R. Ramalhete, Trad.). Petrópolis: Vozes. (Original publicado em 1975).

Foucault, M. (1976).HistóriadaSexualidade – Volume I– AVontadedeSaber”.(M. T. Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque, Trad.). Rio de Janeiro: Graal. (Original publicado em 1984).

Foucault, M. (1979).Microfísicadopoder.(R. Machado, Trad.). Rio de Janeiro: Graal. (coletânea de artigos publicada exclusivamente no Brasil, 1a. ed.: 1979).

Merleay­Ponty, M. (1972).LaStructure ducomportement.Paris: Gallimard. (Original publicado em 1942).

Merleau­Ponty, M. (1994).Fenomenologiada percepção.(R. Di Piero Tradutor). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1945).

Orlandi, N. L. L. (2004). A noção de rede em Foucault.RevistaUnimontesCientífica,6(1), 87­100.

Rabinow, P. & Dreyfus, H. (1995).MichelFoucault, umatrajetóriafilosófica:(Paraalém do estruturalismo e dahermenêutica). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Silveira, F. A. & Furlan, R. (2001).Michel Foucault e aconstituição do corpo edaalmado sujeito moderno,Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.

Silveira, F. A. & Furlan, R. (2003). Corpo e alma em Foucault: Postulados para uma metodologia da psicologia.RevistaPsicologiaUSP,14(3). (Retirado em 14/11/2008, da World Wide Web http://www.ip.usp.br/public/revista/psicologia/assinatura/V14N3.htm).

Silveira, F. A. (2004). A noção de rede em Foucault.RevistaUnimontesCientífica,6(1). (Retirado em 14/11/2008, da World Wide Web http://www.unimontes.br/unimontescientifica/revistas/Anexos/artigos/revista_v6_n1/08 _dossie_a_nocao_rede.htm).

Downloads

Publicado

2007-10-12

Como Citar

Silveira, F. de A. (2007). Corpos enredados – germinados: a questão do corpo em Foucault e Merleau-Ponty. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 13, 73–87. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6704

Edição

Seção

Artigos