De mãe para filha, o lega do da exclusão social

um estudo de memórias autobiográficas

Autores

  • Luciene Miguez-Naiff Universidade Salgado de Oliveira
  • Celso Pereira de Sá Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

memória autobiográfica, exclusão social, transmissão intergeracional

Resumo

A presente pesquisa se propôs a descrever e comparar as memórias autobiográficas pautadas em uma vivência de pobreza e exclusão relatadas por 15 mães e 15 filhas. As entrevistas foram submetidas a um procedimento de análise de conteúdo, através da categorização das respostas às diferentes classes de questões colocadas: lembranças da infância, vida amorosa, balanço da condição social, esperanças e arrependimentos. Concluímos que as memórias autobiográficas de mães e filhas trazem sempre à tona a vida de seu grupo social, seja nos relatos de uma infância de violência e trabalho, ou em uma vida atual de altos e baixos financeiros, recheada de situações de desemprego e de carências materiais, além da vida amorosa de solidão. As esperanças são direcionadas para a busca da conquista de seu espaço na sociedade; através da força de vontade pessoal e de oportunidades externas.

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Biografia do Autor

Luciene Miguez-Naiff, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em psicologia social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora titular do Programa de pós graduação stricto sensu em psicologia social da Universidade Salgado de Oliveira, pesquisadora do Centro Internacional de Pesquisas sobre a Infância da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Celso Pereira de Sá, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Doutor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor do Programa de pós graduação stricto sensu em psicologia social da UERJ.

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Publicado

2007-10-12

Como Citar

Miguez-Naiff, L., & Sá, C. P. de. (2007). De mãe para filha, o lega do da exclusão social: um estudo de memórias autobiográficas. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 13, 88–99. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6705

Edição

Seção

Artigos