História do movimento estudantil na psicologia

leituras e reflexões acerca do ENEP (Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia)

Autores

  • Marcelo Afonso Ribeiro Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

movimento estudantil, movimentos sociais, história da psicologia, características do estudante

Resumo

Visa a reconstrução da história e memória do ENEP (Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia), com o intuito de analisar a dinâmica de funcionamento do movimento estudantil na Psicologia e verificar sua importância para a própria Psicologia. Enquanto um movimento específico, inserido nos movimentos estudantis e sociais, se constitui em objeto de estudo privilegiado, no sentido do resgate da história e das interrelações entre saber psicológico, identidades culturais, comunidade psi e seu papel político. Utiliza a análise de documentos escritos e de depoimentos de pessoas que viveram o movimento no período entre 1960 e 1990. Tem como eixo norteador a microesfera do ENEP e a macroesfera dos movimentos sociais e estudantis. Conclui que o movimento estudantil na Psicologia carece de uma maior organização, continuidade e legado histórico, muitas vezes se tornando um fim em si mesmo, mas que o ENEP constitui importante espaço de influência na formação de futuros psicólogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Afonso Ribeiro, Universidade de São Paulo

Professor de Graduação e do Programa de Pós-Graduação
em Psicologia Social e do Trabalho e Pesquisador do  Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Brasil), Doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (Brasil). Atualmente coordena o CPAT (Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo  (Brasil).

Referências

Angelini, A. L. (1975). Aspectos atuais da profissão do psicólogo no Brasil. Boletim de Psicologia, 26(69), pp. 30­35.

Benjamin, W. (1985).Obrasescolhidas(vol. 1).São Paulo: Brasiliense. (Original publicado em 1940).

Bom Meihy, J. C. S. (1991).CantodemorteKaiowá: Hstóriaoralde vida. São Paulo: Loyola.

Cardini, F. (1993). História, história social, história oral, folclore.PsicologiaUSP, Memória, 4(1/2), 319­328.

Figueiredo, L. C. M. (1994).Escutar, recordar,dizer: Encontrosheideggerianoscom aclínica psicanalítica. São Paulo: Educ; Escuta.

Figueiredo, L. C. M. (1995). Modos de subjetivação no Brasile outros escritos. São Paulo: Educ;Escuta.

Foracchi, M. M. (1965).Oestudante e atransformaçãodasociedade brasileira. São Paulo: Nacional.

Foracchi, M. M. (1972).Ajuventudenasociedade moderna. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais.

Gagnebin, J. M. (1994).Históriae narraçãoemWalter Benjamin. Campinas: Universidade de Campinas.

Garcia­Roza, L. A. (1990). Palavrae verdade nafilosofiae napsicanálise. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

Halbwachs, M. (1990).Amemóriacoletiva. São Paulo: Vértice. (Original publicado em 1950).

Jiménez, M. S. (1977). La investigación documental como estrategía metodológica.Revista de Investigación Educacional, 8(18), 67­72. Lakatos, E. M. & Marconi, M. de A. (2004).Técnicasde pesquisa. São Paulo: Atlas.

Mahfoud, M. & Schmidt, M. L. S. (1993). Halbwachs: Memória coletiva e experiência.Psicologia USP, Memória, 4(1/2), 285­98.

Massimi, M. (1990).Históriadapsicologiabrasileira: Daépocacolonialaté 1934. São Paulo: E.P.U. Melo, S. L. (1983).Psicologia e profissão em SãoPaulo. São Paulo: Ática.

Sanfelice, J. L. (1986).Movimentoestudantil: AUNEnaresistênciaaogolpede1964. São Paulo: Cortez.

Schmidt, M. L. S. (1990). A experiência de psicólogas na comunicação de massa. Tese de Doutorado, Programa de Estudos Pós­Graduados em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Touraine, A. (1991). A sociologia da ação: Uma abordagem teórica dos movimentos sociais. Em Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Org.),Anais, Seminário o retorno do ator: Movimentos sociais em perspectiva (pp.29­51). São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Van Kolck, O. L. (1975). A formação e as funções do psicólogo clínico no Brasil.Boletim de Psicologia, 26(69), 51­58.

Downloads

Publicado

2007-10-12

Como Citar

Ribeiro, M. A. (2007). História do movimento estudantil na psicologia: leituras e reflexões acerca do ENEP (Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 13, 100–119. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6706

Edição

Seção

Artigos