A dimensão social na formação do sujeito na psicologia
Palavras-chave:
formação, Mead, Vigotski, linguagem, socializaçãoResumo
O artigo reflete a respeito da formação do sujeito na psicologia, tendo como principal referência teórica o interacionismo social de George Herbert Mead (1863-1931) e de L. S. Vigotsky (1896-1934), mas com destaque do primeiro dos autores. A localização dos autores no interior do processo histórico de nascimento da psicologia científica é realçada por apresentarem teorias que acentuam a dimensão social na formação humana ao localizarem, nas mediações lingüísticas, os nexos entre os processos de socialização e de individuação vividos pelos sujeitos, em que ocorre um processo intersubjetivo dialético de entrelaçamento entre a exteriorização e interiorização da realidade subjetiva. A teoria social de Mead (1967) é destacada nesta reflexão da subjetividade, visto a riqueza de sua noção de self para a psicologia.
Downloads
Referências
Berger, P; Luckmann, T. (2002). A construção social da realidade. (F. F. Souza, Trad. ) Petrópolis: Vozes (Original publicado em 1966).
Bronckart, J.-P. (2003). Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: Educ. (Original publicado em 1997).
Bronckart, J.-P. (2000). Les processus de socialisation. Le déterminisme culturel et son dépassement. Conferência Internacional de Pesquisa Sociocultural, 3. Retirado em 01/12/2004 da world web site: ww.fae.unicamp.br/br2000/confe.htm.
Farr, R.(1998) As raízes da psicologia social moderna. (P. A. Guareschi e P. V. Maya, Trad.). Petrópolis: Vozes.
Gerken, C. H. de S.(1999) Linguagem, cognição e cultura: apontamentos para a elaboração de uma teoria sobre as relações entre a oralidade a escrita. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Habermas, J (1990). Pensamento pós-metafísico: Estudos filosóficos. (F. Beno, Trad.).Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro (Original publicado em 1988).
Honnett, A. (2003). Luta por reconhecimento (tradução de Repa, L.S.). São Paulo: Editora 34. (Original publicado em 1992).
Japiassu, H. (1982). Introdução à epistemologia da psicologia. Rio de Janeiro: Imago.
Joas, Hans (1985). G. H. Mead: a contemporary re-examination of this thought. The MIT Press: Cambridge, Massachusetts.
Mead, George H. (1934) Mind, self and society. Chicago: The University of Chicago Press (Original publicado em 1967).
Sant’Ana, R. B.(2002) Experiências formativas em pré-escola: sob a perspectiva da psicologia social de G. H. Mead. Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Sant’Ana, R. B. (2004ª) O processo de formação do sujeito e o self na psicologia social de Mead. In: Psicologia Política, 4 (7),
Sant’Ana, R. B; Resende, C. A.; Ramos, L. C. (2004b)O interacionismo social e a investigação da brincadeira infantil: uma análise teórico-metodológica Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, 14(3), p. 11-25.
Sass, O. (2004). Problemas da educação escolar: o caso da Psicopedagogia. Educação & Sociedade, Campinas/SP, v. 24, n. 85, p. 1363-1373.
Vigotski, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Vigotski, L.S. A construção do pensamento e da linguagem (P. Bezerra, Trad.) São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Vigotski, L.S. A formação social da mente.(Cipolla Neto, J.; Barreto, L.S.M. e S.C. Afeche, Trad.) São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.