A dimensão social na formação do sujeito na psicologia

Autores

  • Ruth Bernardes de Sant’Ana Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

formação, Mead, Vigotski, linguagem, socialização

Resumo

O artigo reflete a respeito da formação do sujeito na psicologia, tendo como principal referência teórica o interacionismo social de George Herbert Mead (1863-1931) e de L. S. Vigotsky (1896-1934), mas com destaque do primeiro dos autores. A localização dos autores no interior do processo histórico de nascimento da psicologia científica é realçada por apresentarem teorias que acentuam a dimensão social na formação humana ao localizarem, nas mediações lingüísticas, os nexos entre os processos de socialização e de individuação vividos pelos sujeitos, em que ocorre um processo intersubjetivo dialético de entrelaçamento entre a exteriorização e interiorização da realidade subjetiva. A teoria social de Mead (1967) é destacada nesta reflexão da subjetividade, visto a riqueza de sua noção de self para a psicologia. 

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Biografia do Autor

Ruth Bernardes de Sant’Ana, Universidade Federal de São João del-Rei

Professora Doutora do Departamento das Psicologias da Universidade Federal de São João del-Rei e membro do LAPIP (Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial) do DPSIC/UFSJ. Graduação em Psicologia e Ciências Sociais; mestrado em Sociologia na USP (Universidade de São Paulo), na FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas); doutorado em Psicologia Social na PUC (Pontifica Universidade Católica) de São Paulo. Leciona Psicologia social e desenvolve um programa de pesquisa denominado Interação social e formação da subjetividade na educação escolar e no brincar 

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Publicado

2007-04-12

Como Citar

Sant’Ana, R. B. de. (2007). A dimensão social na formação do sujeito na psicologia. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 12, 125–142. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6715

Edição

Seção

Artigos