A experiência de recordar em estudos da memória autobiográfica

aspectos fenomenais e cognitivos

Autores

  • Gustavo Gauer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • William Barbosa Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

memória episódica, imaginação, julgamento, consciência

Resumo

O presente estudo é uma breve incursão sobre o conceito e a função da memória em diferentes etapas da história das idéias psicológicas. O interesse histórico concentra-se no debate conceitual de memória como experiência de recordar para memória como desempenho de aprendizagem. A ênfase do argumento está no retorno à memória como experiência de recordar em estudos contemporâneos de memória autobiográfica. Memória autobiográfica é então definida como a recordação consciente de uma experiência pessoalmente vivida ou testemunhada, acompanhada de um senso de re-experiência do evento original, e da crença de que o episódio realmente aconteceu. Essa abordagem fenomênica recupera a experiência das qualidades como aquilo que permite a um indivíduo distinguir entre a lembrança de um evento passado e outros estados conscientes como o sonho e a imaginação. O estudo ressalta a contribuição cognitivista em trazer novamente ao centro da pesquisa psicológica a evidência da primeira pessoa (qualidades fenomênicas).

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Biografia do Autor

Gustavo Gauer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS. Enquanto doutorando, recebeu bolsa da CAPES para um estágio de seis meses na Duke University, onde trabalhou com o Professor David Rubin. Após o doutorado assumiu a coordenação do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, RS. Gauer leciona as disciplinas de Processos Psicológicos Básicos (percepção, memória, pensamento e linguagem), e tem exercido atividades de pesquisa nas áreas de história da psicologia e psicologia cognitiva – memória, consciência e julgamento.

William Barbosa Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

psicólogo, Doutor pela Southern Illinois University – Carbondale; Professor Adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), responsável pela disciplina obrigatória de História da Psicologia; professor fundador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade, responsável pelas disciplinas de Epistemologia da Psicologia, Métodos Qualitativos em Psicologia, e Estudos da Consciência; membro da Academia Paulista de Psicologia; pesquisador 1-B do CNPq; Coordenador do Laboratório de Fenomenologia Experimental e Cognição no Instituto de Psicologia da UFRGS; Coordenador do MuseuPsi - Museu de Virtual de Psicologia (www.ufrgs.br/museupsi). Mantém linhas de pesquisa em história da psicologia no Brasil e no Rio Grande do Sul, em psicologia da personalidade, e na interface entre fenomenologia e processos cognitivos.

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Publicado

2006-10-01

Como Citar

Gauer, G., & Gomes, W. B. (2006). A experiência de recordar em estudos da memória autobiográfica: aspectos fenomenais e cognitivos. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 11, 102–112. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6725

Edição

Seção

Artigos