A pessoa em Romano Guardini

um desafio à autonomia e desamparo do homem contemporâneo

Autores

  • Sílvia Regina Brandão Faculdade Santa Marcelina

Palavras-chave:

pessoa, pensamento moderno, Romano Guardini, cultura contemporânea

Resumo

Este trabalho apresenta a lúcida análise de Romano Guardini sobre a forma de pensar da época moderna indicando além de seus avanços e limites, as implicações para a concepção de homem e de cultura que dela nasceu. As conseqüências dessa nova imagem que o homem adquiriu de si e do mundo são paradoxais: de um lado a autonomia conquistada pelo extraordinário progresso científico e, de outro, a falta de lucidez no uso do poder adquirido, que decorre na grande vulnerabilidade do homem e do mundo contemporâneos. A necessidade de orientação e formação humanas apresenta-se cada vez mais premente e, para tanto, o autor apresenta indicações valiosas, fundamentadas no seu conceito de pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Regina Brandão, Faculdade Santa Marcelina

Psicóloga, Doutora em Educação e Professora das Faculdades Santa Marcelina – São Paulo. Membro do Grupo de Educadores do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, Brasil.

Referências

Rosa, J. G. (1986). Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Guardini, R. (1960). Cartas de formação. (R. Belo, Trad.) Lisboa: Áster. (Original publicado em 1922).

Guardini, R. (1963). O mundo e a pessoa. (F. Gil, Trad.). São Paulo: Livraria Duas Cidades. (Original publicado em 1952).

Guardini, R. (1965a). La fe en nuestro tiempo. (A. P. S. Pascual, Trad.) Madrid: Ediciones Cristiandad. (Original publicado em 1961).

Guardini, R. (1965b). Preocupacion por el hombre. (J. M. Valverde, Trad.) Madrid: Ediciones Castilla. (Original publicado em 1962).

Guardini, R. (2000). O fim da Idade Moderna. (M.S. Lourenço, Trad.). Lisboa: Edições 70. (Original publicado em 1950).

Downloads

Publicado

2006-04-01

Como Citar

Brandão, S. R. (2006). A pessoa em Romano Guardini: um desafio à autonomia e desamparo do homem contemporâneo. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 10, 147–156. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6740

Edição

Seção

Artigos