Édouard Claparède (1873-1940)

interesse, afetividade e inteligência na concepção da psicologia funcional

Autores

  • Lílian Erichsen Nassif Universidade Federal de Minas Gerais
  • Regina Helena de Freitas Campos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

interesse, afetividade, inteligência, educação funcional

Resumo

Através do método de análise de conteúdo, procedeu-se a uma investigação sobre os conceitos de interesse, afetividade e inteligência em um conjunto de textos de Édouard Claparède, de 1905 a 1938. Os significados e funções desses conceitos foram identificados, assim como as relações entre eles. Percebeu-se a importância do conceito de necessidade, o qual se encontra na base de todos os outros. Explicita-se o papel desses conceitos na educação funcional, bem como a maneira de se atrair o interesse das crianças, nessa perspectiva: através do jogo. Apresenta-se, ainda, a posição de Claparède com relação a alguns autores com quem dialogou acerca desses temas.

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Biografia do Autor

Lílian Erichsen Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga, especialista em Gestão Estratégica de RH pela UFMG, mestre em Psicologia Social pela UFMG, com formação em Psicoterapia Cognitiva pelo Núcleo de Psicoterapia Cognitiva de São Paulo e doutoranda em Educação pela UFMG.

Regina Helena de Freitas Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

professora de Psicologia da Educação e História da Psicologia na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista de pesquisa do CNPq, presidente do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff.

Referências

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Publicado

2005-10-01

Como Citar

Nassif, L. E., & Campos, R. H. de F. (2005). Édouard Claparède (1873-1940): interesse, afetividade e inteligência na concepção da psicologia funcional. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 9, 91–104. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6749

Edição

Seção

Artigos