Fontes para difusão das idéias psicológicas em Minas Gerais entre 1830 e 1930
Palavras-chave:
fontes, história da Psicologia, Minas GeraisResumo
Essa pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico de fontes de difusão das idéias psicológicas em Minas Gerais entre 1830 e 1930. As palavras-chave utilizadas foram: psicologia, psychologia, moral, moraes, moralidade, hygiene, higiene, aluno, estudante, alumnos, professor, mestre, educador, manual, programas, programmas, inteligência, instrução, educação e escola. Bibliotecas pesquisadas: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Sistema de Bibliotecas da UFMG e suas Coleções especiais, Biblioteca da UFSJ e suas obras raras, Biblioteca Municipal de São João Del Rey e Sistema de Bibliotecas da PUC-MG. Os 244 títulos localizados foram analisados por idioma, acervos e datas. O acervo com o maior número de títulos foi a Biblioteca Pública, com 53,79% da pesquisa bibliográfica. Os idiomas encontrados foram o francês, português, espanhol e inglês. O número de publicações aumenta a partir de 1920, o que pode ser explicado pelas reformas de ensino então realizadas e pelo próprio desenvolvimento cultural do país.
Downloads
Referências
Assis, Raquel M. (2004) Psicologia, Educação e Reforma dos Costumes: lições da Selecta Catholica (1846-1847). Belo Horizonte: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Tese de Doutorado).
Boschi, M.F.L. (2000). O Ensino de Psicologia para Educadores em Minas Gerais (1920-1940). Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais (Dissertação de Mestrado).
Campos, R.H.F. (1980). Psicologia e Ideologia: um estudo da formação da Psicologia educacional em Minas Gerais. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Dissertação de Mestrado).
Campos, R.H.F. (1992). Notas para uma história das idéias psicológicas em Minas Gerais. Em C. R. Drawin, e outros. Psicologia: possíveis olhares, outros fazeres. Belo Horizonte: Conselho Regional de Psicologia - 4a Região (MG/ES), pp. 11-64.
Dictionary of American Biography. (1958) New York: Charles Scribner ́s Sons.
Ferrater Mora, J. (2001) Dicionário de Filosofia. São Paulo: Ed. Loyola.
Magalhães Pinto, A. (1912). Lista de Bons Livros. 3ª ed. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais.
Massimi, M.; Campos, R.H.F. e Brozek, J. (1996). Historiografia da Psicologia: métodos. Em R.H.F. Campos (Org.). História da Psicologia: pesquisa, formação, ensino. São Paulo: Educ. (Coletâneas Anpepp, 15), pp. 29-56.
Medeiros-e-Albuquerque, J.J.C.C. (1924). Tests: introdução ao estudo dos meios scientificos de julgar a intelligencia e a applicação dos alumnos. 2ªed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves.
Nepomuceno, D.M. (2002). Édouard Claparède e a psicologia experimental: problemas e soluções educacionais. Monografia, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
Paim, A. (1977). Introdução. Em A. Genovesi (1977). As Instituições de Lógica. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Conselho Federal de Cultura, Editora Documentário, pp. 9-11.
Rodrigues, J.C. (1986). Idéias filosóficas e políticas em Minas Gerais no século XIX. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP.
Serrão, J. (Org.) (1971) Dicionário de História de Portugal. v. VI. Lisboa: Iniciativas Editoriais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.