Fontes para difusão das idéias psicológicas em Minas Gerais entre 1830 e 1930

Autores

  • Denise Maria Nepomuceno Universidade Federal de Minas Gerais
  • Regina Helena de Freitas Campos Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

fontes, história da Psicologia, Minas Gerais

Resumo

Essa pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico de fontes de difusão das idéias psicológicas em Minas Gerais entre 1830 e 1930. As palavras-chave utilizadas foram: psicologia, psychologia, moral, moraes, moralidade, hygiene, higiene, aluno, estudante, alumnos, professor, mestre, educador, manual, programas, programmas, inteligência, instrução, educação e escola. Bibliotecas pesquisadas: Arquivo Público Mineiro, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Sistema de Bibliotecas da UFMG e suas Coleções especiais, Biblioteca da UFSJ e suas obras raras, Biblioteca Municipal de São João Del Rey e Sistema de Bibliotecas da PUC-MG. Os 244 títulos localizados foram analisados por idioma, acervos e datas. O acervo com o maior número de títulos foi a Biblioteca Pública, com 53,79% da pesquisa bibliográfica. Os idiomas encontrados foram o francês, português, espanhol e inglês. O número de publicações aumenta a partir de 1920, o que pode ser explicado pelas reformas de ensino então realizadas e pelo próprio desenvolvimento cultural do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Maria Nepomuceno, Universidade Federal de Minas Gerais

estudante de Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista de Iniciação  Científica – CNPq.

Regina Helena de Freitas Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

professora de Psicologia da Educação e História da Psicologia na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, bolsista de pesquisa do CNPq, presidente do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff.

Referências

Assis, Raquel M. (2004) Psicologia, Educação e Reforma dos Costumes: lições da Selecta Catholica (1846-1847). Belo Horizonte: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Tese de Doutorado).

Boschi, M.F.L. (2000). O Ensino de Psicologia para Educadores em Minas Gerais (1920-1940). Belo Horizonte: Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais (Dissertação de Mestrado).

Campos, R.H.F. (1980). Psicologia e Ideologia: um estudo da formação da Psicologia educacional em Minas Gerais. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Dissertação de Mestrado).

Campos, R.H.F. (1992). Notas para uma história das idéias psicológicas em Minas Gerais. Em C. R. Drawin, e outros. Psicologia: possíveis olhares, outros fazeres. Belo Horizonte: Conselho Regional de Psicologia - 4a Região (MG/ES), pp. 11-64.

Dictionary of American Biography. (1958) New York: Charles Scribner ́s Sons.

Ferrater Mora, J. (2001) Dicionário de Filosofia. São Paulo: Ed. Loyola.

Magalhães Pinto, A. (1912). Lista de Bons Livros. 3ª ed. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais.

Massimi, M.; Campos, R.H.F. e Brozek, J. (1996). Historiografia da Psicologia: métodos. Em R.H.F. Campos (Org.). História da Psicologia: pesquisa, formação, ensino. São Paulo: Educ. (Coletâneas Anpepp, 15), pp. 29-56.

Medeiros-e-Albuquerque, J.J.C.C. (1924). Tests: introdução ao estudo dos meios scientificos de julgar a intelligencia e a applicação dos alumnos. 2ªed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves.

Nepomuceno, D.M. (2002). Édouard Claparède e a psicologia experimental: problemas e soluções educacionais. Monografia, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

Paim, A. (1977). Introdução. Em A. Genovesi (1977). As Instituições de Lógica. Rio de Janeiro: PUC-Rio, Conselho Federal de Cultura, Editora Documentário, pp. 9-11.

Rodrigues, J.C. (1986). Idéias filosóficas e políticas em Minas Gerais no século XIX. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP.

Serrão, J. (Org.) (1971) Dicionário de História de Portugal. v. VI. Lisboa: Iniciativas Editoriais.

Downloads

Publicado

2004-04-01

Como Citar

Nepomuceno, D. M., & Campos, R. H. de F. (2004). Fontes para difusão das idéias psicológicas em Minas Gerais entre 1830 e 1930. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 6, 114–123. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6790

Edição

Seção

Artigos