Memória e História na História da Psicologia

Dois Exemplos de Produção de Documentos

Autores

  • Marina Massimi Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

história da psicologia, história e memória, história da psicologia brasileira

Resumo

O trabalho aborda a discussão das relações entre memória e história nas áreas da história da psicologia e da história da ciência. Num primeiro momento, aprofunda-se o estudo destas relações nas diversas perspectivas epistemológicas da historiografia moderna – sobretudo no que diz respeito à questão da produção do documento histórico. Num segundo momento, mostra-se a existência das referidas relações através de exemplos inerentes a trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela autora. Evidencia-se que a prática e a experiência quotidiana encurtam as distâncias entre os campos da história e da memória. Com efeito, a determinação explícita dos sujeitos históricos de preservar a memória das experiências vividas, permite a constituição de acervos importantes para a pesquisa historiográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Massimi, Universidade de São Paulo

Livre Docente e trabalha junto ao Departamento de Psicologia e Educação na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, Brasil. Especialista na área de História das Idéias Psicológicas na Cultura Luso-Brasileira.

Downloads

Publicado

2002-04-01

Como Citar

Massimi, M. (2002). Memória e História na História da Psicologia: Dois Exemplos de Produção de Documentos. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 2, 2–12. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6820

Edição

Seção

Artigos