A Moralidade e a Atitude Mental no karate-do no Pensamento de Gichin Funakoshi

Autores

  • Cristiano Roque Antunes Barreira Universidade de São Paulo
  • Marina Massimi Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Caratê, Karate-do, Idéias Psicológicas e Morais

Resumo

O caratê é uma prática de luta com origens incertas quanto ao tempo, mas com acentuado desenvolvimento na ilha de Okinawa do arquipélago nipônico. Doravante praticado às escondidas, tornou-se público no século XX através de Gichin Funakoshi. Funakoshi denominou-o karate-do, “o caminho das mãos vazias”, dando um caráter doutrinário à arte que deveria servir ao desenvolvimento da personalidade e não somente como mera forma de lutar. No Brasil, apesar do grande número de praticantes, a compreensão daquilo que era enfatizado por Funakoshi é dificultada pelas profundas lacunas culturais em relação aos japoneses. Procura-se fazer um resgate teórico das idéias psicológicas e morais próprias do caratê sob a luz dos paradigmas culturais de maior influência no pensamento de Funakoshi. Depreende-se claramente a influência do confucionismo e bushido, por sua vez influenciado pelo Zen-Budismo, que permitem compreender o pensamento de Funakoshi acerca da moralidade e atitude mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Roque Antunes Barreira, Universidade de São Paulo

Psicólogo, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Praticante de caratê, é professor e atleta da Associação Tsuyoi Seishin com sede em Sertãozinho-SP.

Marina Massimi, Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Linha de Pesquisa: história das idéias psicológicas.

Referências

Aoki, E. (1994). Japan: Profile of a Nation. Tokyo: Kodansha International.

Doeblin, A. (1940). O Pensamento Vivo de Confúcio. São Paulo: Ed. Livraria Martins.

Funakoshi, G. (1973). Karate-Dô Kyôhan. The Master Text (T. Oshima, Trans.). Kodansha: International.

Funakoshi, G. (1994). Karate-Dô: O meu Modo de Vida. São Paulo: Ed. Brasileira / Ed. Cultrix. (Original publicado em 1975).

Funakoshi, G. (1998). Karate-Do Nyumon: Texto Introdutório do Mestre. São Paulo: Ed. Brasileira / Ed. Cultrix. (Original publicado em 1988).

Herrigel, E. (1995). A arte cavalheiresca do arqueiro Zen. (J. C. Ismael, Trad.).São Paulo: Ed. Brasileira / Ed. Pensamento. (Original publicado em 1975).

Massimi, M. (1998). A História das Idéias Psicológicas: uma viagem no tempo rumo aos novos mundos. Em G. Romanelli e Z. M. Biasoli-Alves (Orgs.). Diálogos metodológicos sobre prática de pesquisa. Ribeirão Preto: Legis Summa.

Musashi, M. (1996). O Livro de cinco anéis. (F. Barcellos Ximenes, Trad.). Ed. brasileira Ediouro S.A. (Original publicado em 1984).

Sasaki, Y. (1995). Karate-Dô. São Paulo: CEPEUSP.

Suzuki, D.T. (1992). Introdução ao Zen-Budismo. (M. N. Azevedo, Trad.). São Paulo: Ed. Brasileira / Ed. Pensamento. (Original publicado em 1969).

Tzu, S. (1997). A arte da guerra. (J. Sanz, Trad.).Rio de Janeiro: Ed. Brasileira / Ed. Record. (Original publicado em 1983).

Yamashiro, J. (1982). História dos Samurais. São Paulo: Ed. Hamburg.

Yamashiro, J. (1997). Japão Passado e Presente. São Paulo: Ed. Aliança Cultural Brasil-Japão.

Downloads

Publicado

2002-04-01

Como Citar

Barreira, C. R. A., & Massimi, M. (2002). A Moralidade e a Atitude Mental no karate-do no Pensamento de Gichin Funakoshi. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 2, 39–54. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6824

Edição

Seção

Artigos