Identidade, Tempo, Profecia na Visão de Padre Antônio Vieira

Autores

  • Marina Massimi Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

História das Idéias Psicológicas, Identidade, História e Cultura, Idéias psicológicas no Brasil

Resumo

O objetivo deste trabalho é o estudo das relações entre identidade pessoal e social, tempo e profecia assim como se delineiam em algumas obras de Padre Antônio Vieira. Escolhemos analisar a produção deste autor no período compreendido entre 1640 e 1661 e neste âmbito nos detemos sobre textos especialmente significativos no que diz respeito à afirmação das concepções acerca do homem, do tempo e da história. A análise enfoca as relações implicadas entre sentido do tempo e da história, horizonte escatológico, sentido da identidade pessoal e histórica do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Massimi, Universidade de São Paulo

Livre Docente e trabalha junto ao Departamento de Psicologia e Educação na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, Brasil. Especialista na área de História das Idéias Psicológicas na Cultura Luso-Brasileira.

Downloads

Publicado

2001-10-01

Como Citar

Massimi, M. (2001). Identidade, Tempo, Profecia na Visão de Padre Antônio Vieira. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 1, 13–32. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6830

Edição

Seção

Artigos