Rei, Sacerdote, Profeta: historicidade, religiosidade e subjetividade

Autores

  • Gilberto Safra Instituto de Psicologia da USP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

senso religioso, self, Soloyov, teologia bizantina

Resumo

Vladimir Solovyov (1853-1900), pensador russo, desenvolveu um sistema de pensamento, no qual não há distinção entre filosofia e religião, já que para ele não era possível enfocar o ser humano sem levar em conta a sua busca pelo divino. Solovyov nos auxilia a discutir a subjetividade humana a partir das concepções de historicidade e de sagrado como vértices organizadores do self. Neste trabalho, estaremos utilizando essas perspectivas a fim de discutirmos a subjetividade de Zé Leal, habitante do Morro Vermelho, Minas Gerais, usando entrevista feita por Prof. Dr. Miguel Mahfoud. Solovyov afirma que a singularidade de uma pessoa é a hipóstase da história da natureza humana. Zé Leal apresenta uma subjetividade em que essa perspectiva é flagrante. Nela o tempo é vivido existencialmente, de maneira que a história é sempre re-apresentada e resignificada pelas pessoas que fazem parte dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Safra, Instituto de Psicologia da USP Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicólogo, doutor em psicologia, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.

Referências

Berdyaev, N. (1944). Slavery and Freedom. (R.M. French, Trad.). New York: Charles Scribner’s Sons.

Dostoievski, F. M. (1995). Os Irmãos Karamazov (O. Mendes, Trad.). Rio de Janeiro: Aguillar.

Mahfoud, M. (2001). Empenhado na mudança do milênio: identidade, história e profecia em uma comunidade rural tradicional. Memorandum, 1, 2-12.

Máximo Confessor (1985). Maximus Confessor-Selected Writings. (G. C. Berthold, Trad.). New York: Paulist Press.

Palamas, G. (1983). The Triads (N. Gendle, Trad.). New Jersey: Paulist Press.

Khomiakov, A. (1998). The Church is one. On spiritual unity. A slavophile reader (B. Jakim, Trad.). New York: Lindisfarne Books.

Solovyov, V. (1914). Cheteniya o Bogochelovechesteve. Sobraniye sochineni. [Conferências sobre a Divina Humanidade]. St, Petersburg.

Downloads

Publicado

2001-10-01

Como Citar

Safra, G. (2001). Rei, Sacerdote, Profeta: historicidade, religiosidade e subjetividade. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 1, 33–40. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6831

Edição

Seção

Artigos