Memória e família na Sociologia de Pierpaolo Donati e na Antropologia de Francesco Botturi

Autores

  • Rafael Cerqueira Fornasier Universidade Católica do Salvador

Palavras-chave:

memória, família, antropologia filosófica, sociologia, ética

Resumo

Por meio de uma revisão de literatura de algumas obras da sociologia relacional de Pierpaolo Donati e da antropologia filosófica de Francesco Botturi, o presente artigo desenvolve uma abordagem da categoria de memória nas relações familiares em vista de oferecer uma contribuição para os estudos de psicologia. Trata-se de assumir a família como locus anthropologicus, ou seja, como mediação do conhecimento para o próprio ser humano sobre si mesmo. A categoria memória é aqui estudada em relação aos conceitos de narratividade, geracionalidade, reflexividade, bens relacionais, bens humanos fundamentais, natureza que são categorias empregadas pelos dois autores e possuem uma forte incidência ética e, portanto, dizem respeito ao bem das pessoas em relação e ao da sociedade como um todo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Cerqueira Fornasier, Universidade Católica do Salvador

Professor da Universidade Católica do Salvador-BA, Brasil. Doutor em ciências do matrimônio e da família. Professor colaborar do PPG Família na Sociedade contemporânea e professor dos cursos de Filosofia e Teologia; membro do NDE de Teologia e do conselho da área internacional da universidade.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Fornasier, R. C. (2018). Memória e família na Sociologia de Pierpaolo Donati e na Antropologia de Francesco Botturi. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 35, 100–114. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6889

Edição

Seção

Artigos