As “mulatas“ de Di Cavalcanti: um estudo em psicologia social

  • Andréa Regina Marques Chamon Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriano Roberto Afonso do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo aborda o termo “mulata” e, na tentativa de compreender a maneira específica como as artes plásticas se apropriaram dessa personagem, escolhemos a produção de Di Cavalcanti para investigar, reconhecido no mundo das artes como o “pintor das mulatas”. Diante da escolha do nosso objeto de estudo, nos propusemos, então, a identificar, descrever e analisar os elementos de significado presentes em obras que retratam mulatas, executadas pelo artista, procurando considerá-los segundo questões de raça, gênero e classe. Elegeu-se a interseccionalidade como o principal caminho teórico a se percorrer, tentando apreender melhor o fenômeno social que permeia a personagem “mulata” e suas características singulares. Como método, optou-se pela análise semiótica de três imagens. Os achados apontam a vulnerabilidade da mulher negra/mestiça por ter sua vida marcada pelas sobreposições de três eixos de subordinação: raça, gênero e classe.

Palavras-chave: mulata; gênero; raça; classe; obras de artes; interseccionalidade; análise semiótica de imagens

Biografia do Autor

Andréa Regina Marques Chamon, Universidade Federal de Minas Gerais
Mestra em Psicologia Social, Psicóloga clínica e Social, especialista em Gênero e Diversidade na Escola
Adriano Roberto Afonso do Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais
Doutor em Psicologia Social, professor do Programa de Pós-Graduação de Psicologia na UFMG, onde orienta teses e dissertação com temas sobre Representações Sociais, Memória Social e Identidade Social, nostalgia/saudade, música popular e masculinidades.
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Chamon, A. R., & Nascimento, A. R. (2018). As “mulatas“ de Di Cavalcanti: um estudo em psicologia social. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 35, 133-160. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6891
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##