Diferentes perspectivas na recepção e apropriação das ideias piagetianas no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.52908Keywords:
psicologia do desenvolvimento, método clínico de Piaget, multiculturalismo, promoção da pazAbstract
A obra recém-lançada The transnational legacy of Jean Piaget: a view from the 21st century, publicada pela editora Springer Nature, visa divulgar internacionalmente os estudos realizados pelo Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), da Universidade Federal de Minas Gerais. Organizado e editado por Regina Helena de Freitas Campos e Erika Lourenço (UFMG), em parceria com Marc J. Ratcliff (Université de Genève) o livro conta com 19 capítulos que exploram diversos aspectos da influência de Piaget. Entre os temas abordados, destacam-se: o método clínico para acompanhar e intervir nas demandas de crianças e adolescentes; o método histórico-crítico para analisar a interação entre fatores internos e externos na história da ciência; o direito à educação como base para o desenvolvimento intelectual e moral; a promoção da paz; e o multiculturalismo como ferramenta para facilitar a comunicação entre diferentes perspectivas.
Downloads
References
Campos, R. H. F., Lourenço, E. & Ratcliff, M. J. (2023). The transnational legacy of Jean Piaget: a view from the 21st century. Springer.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Memorandum: Memory and History in Psychology
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The works published in the electronic journal Memorandum: Memory and history in Psychology are licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.