Diferentes perspectivas na recepção e apropriação das ideias piagetianas no contexto brasileiro

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.52908

Keywords:

psicologia do desenvolvimento, método clínico de Piaget, multiculturalismo, promoção da paz

Abstract

A obra recém-lançada The transnational legacy of Jean Piaget: a view from the 21st century, publicada pela editora Springer Nature, visa divulgar internacionalmente os estudos realizados pelo Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff (CDPHA), da Universidade Federal de Minas Gerais. Organizado e editado por Regina Helena de Freitas Campos e Erika Lourenço (UFMG), em parceria com Marc J. Ratcliff (Université de Genève) o livro conta com 19 capítulos que exploram diversos aspectos da influência de Piaget. Entre os temas abordados, destacam-se: o método clínico para acompanhar e intervir nas demandas de crianças e adolescentes; o método histórico-crítico para analisar a interação entre fatores internos e externos na história da ciência; o direito à educação como base para o desenvolvimento intelectual e moral; a promoção da paz; e o multiculturalismo como ferramenta para facilitar a comunicação entre diferentes perspectivas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

William Barbosa Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor titular aposentado e Fellow Senior do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi bolsista produtividade CNPq de 1988 a 2019, onde chegou a Pesquisador 1ª entre 2006 e 2019. Dedica-se a projetos teóricos de longa duração, entre os quais se destacam diferenças entre aportes conceituais e estruturais na História da Psicologia, unidade em Psicologia e contribuições da Fenomenologia à ciência.

References

Campos, R. H. F., Lourenço, E. & Ratcliff, M. J. (2023). The transnational legacy of Jean Piaget: a view from the 21st century. Springer.

Published

2024-10-02

How to Cite

Gomes, W. B., & Siqueira, I. P. (2024). Diferentes perspectivas na recepção e apropriação das ideias piagetianas no contexto brasileiro. Memorandum: Memory and History in Psychology, 41. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.52908

Issue

Section

Resenhas