Análise da queixa escolar na década de 1950, em Belo Horizonte – MG
o discurso dos pioneiros do SOSP
Keywords:
queixa escolar, avaliação psicológica, história da psicologiaAbstract
O presente artigo visa analisar, a partir dos laudos psicológicos do acervo documental do Serviço de Orientação e Seleção Profissional – SOSP/UEMG, a queixa escolar registrada em diagnósticos e encaminhamentos de alunos das séries iniciais, datados do período correspondente aos anos de 1950 a1959, por meio da abordagem metodológica da pesquisa documental. Observou-se, nos laudos analisados, que o discurso da queixa escolar na década de 1950 sustentava-se em teorias científicas e práticas psicométricas centradas nas características psicológicas e psicopatológicas do aluno e de sua família, situando como causas principais os fatores orgânicos, déficit intelectual, problemas emocionais e de relacionamento familiar.
Downloads
References
Abade, F. (2005). Vocational guidance in Brazil: a historic revision of scientific production.Revista Brasileira de Orientação Profissional, 6(1), 15-24. Recuperado em 21 de julho, 2011, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902005000100003&script=sci_arttext
Almeida, S. & Neves, M. (2003). A atuação da psicologia escolar no atendimento aos alunos encaminhados com queixas escolares. Em S. Almeida & M. Neves (Orgs.). Psicologia escolar: ética e competências na formação e atuação profissional (pp. 83-104.). Campinas, SP: Alínea.
Angelucci, C., Kalmus, J., Paparelli, R. & Patto, M. H. S. (2004). O estado da arte da pesquisa sobre o fracasso escolar (1991-2002): um estudo introdutório. Educação e Pesquisa,30(1), 51-72.
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo(4a ed.). (L. A. Reto & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Original publicado em 1977).
Bourdieu, P. & Passeron, J.-C. (1975). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves. (Original publicado em 1973).
Cabral, E. & Sawaya, S. (2001). Concepções e atuação profissional diante das queixas escolares: os psicólogos nos serviços públicos de saúde.Estudos de Psicologia(Natal),6(2),143-155. Recuperado em 21 de julho, 2011, de http://www.scielo.br/pdf/epsic/v6n2/7269.pdf
Campos, R. H.F.(1992). Notas para uma história das ideias psicológicas em Minas Gerais. Em AA. VV. Psicologia: possíveis olhares, outros fazeres(pp. 11-64). BeloHorizonte: Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais.
Campos, R. C. (2008). Análise e constituição do acervo documental do Serviço de Orientação e Seleção Profissional (1949-1994). Relatório Técnico de Pesquisa FAPEMIG: SHA 501-05.
Campos, R. C., Silva, L. &Silva, R. (2005). Fontes primárias de documentação para a história da psicologia e história da educação: constituição do acervo do serviço de orientação e seleção profissional -SOSP (1949-1994).Escritos Sobre Educação, 4(2), 49-55. Recuperado em 20 de julho, 2011, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-98432005000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt
Campos, R. C.(2010). Ecos do passado: a desconstrução da pesquisa histórica na constituição de um acervo documental. Em R. C.Campos(Org.). Pesquisa, educação e formação humana: nos trilhos da história(pp. 13-34). Belo Horizonte: Autêntica.
Carvalho, M., Ramos, J., Fernandes, M., Ribeiro, S. & Moura V. (2010). Manifestações sugestivas da Síndrome de Burnout e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Revista Extra-Classe, 3(2), 36-63.
Carvalho, V. (2011). Ex-combatentes do Brasil:entre a história e a memória. Rio de Janeiro: Multifoco.
Cellard, A. (2008).A análise documental. Em J. Poupart, J. Deslauries, L. Groulx, A. Laperriere, R. Meyer & A. Pires (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos(pp. 295-316).(A. C. Nasser, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes. (Original publicado em 1997).
Checchia, A. & Souza, M. (2003). Queixa escolar e atuação profissional: apontamentos para a formação de psicólogos. Em M. Meira & A. Mitsuko (Orgs.). Psicologia escolar: teorias críticas(pp. 105-137). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Coutinho, J. (2010). Oswaldo Aranha e a política externa de Getulio Vargas (1934-1944). Em AnaisEncontro Regional da ANPUH-Rio Memória e Patrimônio, XIV,(pp. 1-10). Rio de Janeiro: UniRio. Recuperado em 14 de novembro de 2011, de http://www.encontro2010.rj.anpuh.org/resources/anais/8/1276654160_ARQUIVO_artigoanpuh.pdf
Cunha, J. (2000). Psicodianóstico V.Porto Alegre: Artimed.Cury, C. (1986). Ideologia e educação brasileira(3a ed.). São Paulo: Cortez. (Original publicado em 1978).
Discursos da solenidade de instalação do Serviço de Seleção deOrientação Profissional.(1950). Revista de Ensino, VIII(194), 325-340.
Freitas, M. (2006). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez.
Freller, C. (2004). Criança portadoras de queixa escolar: reflexões sobre o atendimento psicológico. Em S. Almeida (Org.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos(pp. 67-82). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Galvão, A. M. & Batista, A. (2003). Manuais escolares e pesquisa em história. Em C. Veiga & T. Fonseca (Orgs.). História e historiografia da educação no Brasil(pp.161-188). Belo Horizonte: Autêntica.
Gil, A. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa(4a ed.). São Paulo: Atlas. (Original publicado em 1987).
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. (1953). Anuário estatístico do Brasil. Rio de Janeiro: Autor.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. (1962). Anuário estatístico do Brasil. Rio de Janeiro: Autor.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. (2000). Censo demográfico, 2000. Rio de Janeiro: Autor.
Lopez, A. & Mota, C. (2008). História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: SENAC.
Machado, A. & Souza, M. (2004). As crianças excluídas da escola: um alerta para a psicologia. Em S. Almeida (Org.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos(pp. 39-54). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Martins, J. S. (2002). A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais.Petrópolis, RJ: Vozes.
Mendonça, A., Xavier, L., Breglia, V., Chaves, M., Oliveira, M., Lima, C. & Santos, P. (2006). Pragmatismo e desenvolvimentismo no pensamento educacional brasileiro dos anos de 1950/1960. Revista Brasileira de Educação, 11(31), 96-113. Recuperado em 25 de outubro de 2013, de http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000100008Lei n.º 482. (1949, 11 de novembro de 1949). Cria, no Instituto de Educação, o Serviço de Orientação e Seleção Profissional do Governo do Estado. Belo Horizonte: Minas Gerais -Órgão Oficial dos Poderes do Estado.
Pasquali, L. (Org.). (2001). Técnicas de exame psicológico –TEP:manual, volume I. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Patto, M. H. S. (1987). Psicologia e ideologia. São Paulo: T. A . Queiroz.Patto, M. H. S. (1990). A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz.
Patto, M. H. S. (1991). Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz.
Patto, M. H. S. (2008). Exercícios de indignação:escritos de educação e psicologia. São Paulo: Casa do Psicólogo.Prefeitura Municipal de Belo Horizonte [PBH]. (1953). Anuário estatístico de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Autor. Recuperado em 04 de julho, 2012, de http://www.pbh.gov.br/smsa/montapagina.php?pagina=entrada.php.
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte [PBH]. (2007). História de Belo Horizonte. Belo Horizonte: Autor.
Renault, A. (1951). Em torno do trabalho escolar (carta a uma diretora).Revista de Ensino, IX(198),122-128.
Renault, A. (1952). A palavra e a ação. Belo Horizonte: Imprensa Oficial.
Ribeiro, S. C. (1993). A educação e a inserção do Brasil na modernidade. Cadernos de Pesquisa, 84, 63-82.
Ribeiro, M. L. C. (2006). Serviço de Orientação e Seleção Profissional -SOSP: (1949 -1994): memória a ser resgatada [Resumo]. Em Anais Seminários de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais [CD-ROM]. Campanha, MG: UEMG.
Souza, M. A. (2004). Queixa escolar e o predomínio de uma visão de mundo. Em S. Almeida (Org.). Psicologia escolar: em busca de novos rumos(pp. 19-38). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Xavier, M. C. (2007). A tradição (re)visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais -CRPEMG (1956-1966).Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
Zanella, A. V.(1999). Psicologia social e a escola. Em M. Jacques, M. Strey, M. Bernardes, P. Guareschi, S. Carlos & T. Fonseca (Orgs.). Psicologia social contemporânea(pp. 221-229). Petrópolis, RJ: Vozes.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The works published in the electronic journal Memorandum: Memory and history in Psychology are licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.