Da empatia à compreensão empática

evolução do conceito no pensamento de Carl Rogers

Authors

  • Rebeca Cavalcante Fontgalland Universidade de Fortaleza
  • Virginia Moreira Universidade de Fortaleza

Keywords:

Carl Rogers, fases, empatia

Abstract

Este artigo tem como objetivo compreender a evolução do conceito de empatia no pensamento de Carl Rogers, a partir das fases propostas pelos comentadores de suas obras. Inicialmente, Rogers não utilizava diretamente o termo empatia, mas já era possível perceber o nascimento desse conceito em seu pensamento, desde as primeiras obras, uma vez que para ele o terapeuta deveria compreender os problemas do cliente, sem julgamento, sem preconceito e sem identificação emocional descontrolada. No decorrer de seu pensamento esse conceito evoluiu de apenas um estado para um processo, sendo mais do que apenas uma atitude, mas uma compreensão empática, que está muito além de uma compreensão do senso-comum. Essa compreensão empática consiste em experimentar o que o outro está sentindo dentro de uma condição de “como se” estivesse no lugar dele, vendo através da perspectiva do cliente, podendo dividir com ele toda essa compreensão, favorecendo o desenvolvimento da personalidade do cliente.

 

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Author Biographies

Rebeca Cavalcante Fontgalland, Universidade de Fortaleza

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Virginia Moreira, Universidade de Fortaleza

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, onde coordena o APHETO - Laboratório de Psicopatologia e Psicoterapia Humanista Fenomenológica Crítica. É Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com Pós-Doutorado em Antropologia Médica por Harvard University. É membro da World Association of Person Centered and Experiential Psychotherapy e da Associação Universitária de Pesquisadores em Psicopatologia Fundamental.

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Published

2012-10-01

How to Cite

Fontgalland, R. C., & Moreira, V. (2012). Da empatia à compreensão empática: evolução do conceito no pensamento de Carl Rogers. Memorandum: Memory and History in Psychology, 23, 32–56. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6554

Issue

Section

Articles