O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare

Authors

  • Dante Marcello Claramonte Gallian Universidade Federal de São Paulo
  • Rafael Ruiz Universidade Federal de São Paulo

Keywords:

literatura, Shakespeare, palavra, ética, paixão

Abstract

Resumo

Partindo de uma experiência de leitura e reflexão do drama de Shakespeare, Macbeth, no Laboratório de Humanidades do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, este artigo procura problematizar a questão do poder das palavras. Dialogando com filósofos antigos, modernos e contemporâneos, procuramos, no itinerário delineado por Shakespeare em sua peça, analisar as qualidades, força e efeitos da palavra no âmbito das paixões, dos atos e da ética humana.           

 

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Author Biographies

Dante Marcello Claramonte Gallian, Universidade Federal de São Paulo

professor de História da Medicina para o curso médico da UNIFESP, de História e Filosofia das Ciências e Bioética para os cursos biomédico e de enfermagem da mesma universidade. Participa como professor-orientador dos Programas de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS da UNIFESP e Saúde Coletiva do Departamento de Medicina da UNIFESP. Suas linhas de pesquisa são História das Ciências da Saúde e da Medicina, Humanidades e educação em Ciências da Saúde e História Oral.

Rafael Ruiz, Universidade Federal de São Paulo

professor adjunto de História da América da Universidade Federal de São Paulo e desenvolve o Projeto Direitos e Justiça nas Américas, aprovado pela FAPESP. Tem experiência na área de História, com ênfase em História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: legislação indigenista, união das Coroas, jesuítas em São Paulo e Guairá, política da coroa espanhola, catequese e Francisco de Vitoria.

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Published

2012-10-01

How to Cite

Gallian, D. M. C., & Ruiz, R. (2012). O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memorandum: Memory and History in Psychology, 23, 198–209. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6562

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