A finitude como consciência da morte em O Sétimo Selo de Ingmar Bergman

Authors

  • Luciana Helena Mussi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Beltrina Côrte Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Keywords:

envelhecimento, morte, cinema

Abstract

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a finitude e sua contextualização histórica através do filme O Sétimo Selo de Ingmar Bergman. Discute a visão do cineasta, especialmente a existência humana tendo como eixo condutor uma reflexão sobre envelhecimento e morte, questões ligadas ao sentido da vida. Utilizamos a pesquisa documental e bibliográfica, convidando autores a dialogarem com uma arte expressa por imagens e palavras, útil e pertinente quando se estuda temas angustiantes como finitude e envelhecimento. Bergman, a partir da sua própria perspectiva existencialista, trabalha questões como a manipulação da fé pela Igreja, a exploração da ideia da peste como castigo divino e a expiação dos pecados pela dor. A investigação realizada cumpre seu objetivo, mostra que a arte que se faz através do cinema se resume na busca do conhecimento como chave para a compreensão das inquietudes do que representa o morrer para um Ser Finito, independente da velhice.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciana Helena Mussi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Engenheira, Psicóloga, Mestre em Gerontologia e Doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Assistente-Editorial/Revisora da Revista Kairós Gerontologia e Redatora/Colaboradora do Banco de Vídeos/Filmografia do Portal do Envelhecimento, do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE).

Beltrina Côrte, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Jornalista, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Pesquisadora/Docente/Orientadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da PUC-SP e Editora de conteúdo do Portal do Envelhecimento, do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE).

References

Ariés, P. (1989). História da morte no ocidente(2aed.). (P. Jordão, Trad.). Lisboa: Teorema. (Original publicadoem 1975).

Beauvoir, S. (1983). Todos os homens são mortais(3aed.). (S. Milliet, Trad.). Rio de Janeiro: Nova Fronteira. (Original publicadoem 1946).

Bergman, I. (Diretor). (1956). O sétimo selo [DVD]. São Paulo: Versátil Home Vídeo.

Bergman, I. (1996). Imagens(A. Pastor, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicadoem 1990).

Bilharinho, G. (1999). O cinema de Bergman, Fellini e Hitchcock. Uberaba, MG: Instituto Triangulino de Cultura.

Concone, M. H. V. B. (2007). Medo de envelhecer ou de parecer? Revista Kairós, 10(2), 19-44.

Côrte, B. (2005). Biotecnologia e longevidade: o envelhecimento como um problema solucionável? Em B. Côrte, E. F. Mercadante & I. G. Arcuri (Orgs.). Velhice, envelhecimento (pp. 241-263). São Paulo: Vetor.

Elias, N. (2001). A solidão dos moribundos(P. Dentzien, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Original publicado em 1982).

Figurelli, R. (2005). Envelhecimento e morte na obra de Ingmar Bergman. Em N. M. M. Gusmão (Org.). Cinema, velhice e cultura (pp. 123-134). São Paulo: Alínea.

Frankl, V. E. (2008). Em busca de sentido(28a ed.). (W. O. Schlupp & C. C. Aveline, Trads.). Rio de Janeiro: Vozes. (Original publicado em 1981).

Frost-Sharratt, C. (2009). O sétimo selo. Em Larousse (Org.). 501 Filmes que merecem ser vistos(pp. 112-165). (R. Gondim, Trad.). São Paulo: Larousse. (Original publicado em 2004).

Grün, A. & Müller, M. (2010). A alma: seu segredo e sua força(E. Orth, Trad.). Rio de Janeiro: Vozes. (Original publicado em 2008).

Huizinga, J. (1985). O declínio da Idade Média(2a ed.). (A. Abelaira, Trad.). Lisboa: Editora Ulisseia. (Original publicado em 1924).

Jung, C.G. (1991). Introdução à problemática da psicologia religiosa da alquimia. Em C.G. Jung. Psicologia e alquimia(4a ed., pp. 15-48). (M.L. Appy, M. Makray &D.M.R.F. Silva, Trads.). Petrópolis, RJ: Vozes. (Original publicado em 1944).

Monteiro, D. M. R. (2006). O enigma dos enigmas: conjunção nascimento e morte. Em D. M. R. Monteiro (Org.). Espiritualidade e finitude (pp. 43-64). São Paulo: Paulus.

Morin, E. (1997). O homem e a morte(E. A. Carvalho, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Original publicado em 1951).

Pessini, L. (2009). Vida e morte: uma questão de dignidade. Em F. S. Santos & D. Incontri (Orgs.). A arte de morrer(2a ed.; pp. 159-171). Bragança Paulista, SP: Comenius.

Published

2012-10-01

How to Cite

Mussi, L. H., & Côrte, B. (2012). A finitude como consciência da morte em O Sétimo Selo de Ingmar Bergman. Memorandum: Memory and History in Psychology, 23, 210–227. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6563

Issue

Section

Articles