As contribuições de Júlio Pires Porto-carrero à difusão da psicanálise de crianças no Brasil nas décadas de 1920 e 1930

Autores

  • Jorge Luís Ferreira Abrão Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Júlio Pires Porto-Carrero, psicanálise, educação, Brasil

Resumo

As idéias relativas à psicanálise de crianças começaram a ser difundidas no Brasil na década de 1920, por profissionais ligados a medicina e a educação. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar as contribuições de Júlio Pires Porto-Carrero na introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, tendo como foco a educação. Mediante pesquisa bibliográfica foram identificados todos os trabalhos do autor que empregavam idéias psicanalíticas para discutir temas relativos à educação. As conclusões indicam que, em consonância com as novas propostas educacionais surgidas no país na década de 1920, o autor dedicou-se a difundir conceitos psicanalíticos entre educadores, partindo do pressuposto de que uma melhor compreensão da criança com base na psicanálise poderia favorecer seu desenvolvimento e o processo de aprendizagem. Esta iniciativa, além de conferir legitimidade social à psicanálise, permitiu o surgimento de uma prática mais abrangente na psicanálise de crianças.

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Biografia do Autor

Jorge Luís Ferreira Abrão, Universidade Estadual Paulista

Psicólogo, doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia Clínica da UNESP de Assis e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da mesma Universidade. Supervisor do Centro de Pesquisa Aplicada Dra. Betti Katzenstein. 

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Publicado

2011-04-18

Como Citar

Abrão, J. L. F. (2011). As contribuições de Júlio Pires Porto-carrero à difusão da psicanálise de crianças no Brasil nas décadas de 1920 e 1930. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 20, 123–134. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6627

Edição

Seção

Artigos