As contribuições de Júlio Pires Porto-carrero à difusão da psicanálise de crianças no Brasil nas décadas de 1920 e 1930

Authors

  • Jorge Luís Ferreira Abrão Universidade Estadual Paulista

Keywords:

Júlio Pires Porto-Carrero, psicanálise, educação, Brasil

Abstract

As idéias relativas à psicanálise de crianças começaram a ser difundidas no Brasil na década de 1920, por profissionais ligados a medicina e a educação. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar as contribuições de Júlio Pires Porto-Carrero na introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, tendo como foco a educação. Mediante pesquisa bibliográfica foram identificados todos os trabalhos do autor que empregavam idéias psicanalíticas para discutir temas relativos à educação. As conclusões indicam que, em consonância com as novas propostas educacionais surgidas no país na década de 1920, o autor dedicou-se a difundir conceitos psicanalíticos entre educadores, partindo do pressuposto de que uma melhor compreensão da criança com base na psicanálise poderia favorecer seu desenvolvimento e o processo de aprendizagem. Esta iniciativa, além de conferir legitimidade social à psicanálise, permitiu o surgimento de uma prática mais abrangente na psicanálise de crianças.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jorge Luís Ferreira Abrão, Universidade Estadual Paulista

Psicólogo, doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia Clínica da UNESP de Assis e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da mesma Universidade. Supervisor do Centro de Pesquisa Aplicada Dra. Betti Katzenstein. 

References

Abrão, J. L. F. (2001). A história da psicanálise de crianças no Brasil. São Paulo: Escuta.

Abrão, J. L. F. (2006). As influências da psicanálise na educação brasileira no início do século XX. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 22(2),233-240.

Abrão, J. L. F. (2008).A introdução das idéias relativas à psicanálise de crianças no Brasil através da obra de Arthur Ramos. Memorandum,14,37-51.Retirado em 7/10/2010, da World Wide Web http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a14/abrao01.pdf

Campos, R. H. F. (Org.). (2001). Dicionário biográfico da psicologia no Brasil. Rio de Janeiro: Imago.

Costa, J. F. (1976). História da psiquiatria no Brasil. Rio de Janeiro: Campus.

Freud, S.(1987). A interpretação dos sonhos (W.I.Oliveira, Trad.). Rio de Janeiro: Imago. (Edição Standard Brasileira,Vol. IV e V).(Original publicado em 1900).

Haudenschild, T. R. L. (2004). Modernismo, mulher e psicanálise. Em Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (Org.).In Memoriam: Virgínia Leone Bicudo, Yutaka Kubo e Adelheid Koch (pp. 63-71). São Paulo: SBPSP.

Mokrejs, E. (1993). A psicanálise no Brasil: as origens do movimento psicanalítico. Petrópolis, RJ: Vozes.

Perestrello, M. (1992). Primeiros encontros com a psicanálise no Brasil (1899-1937). Em M. Perestrello. Encontros: Psicanálise &. (pp. 111-152). Rio de Janeiro: Imago.(Original publicado em 1986).

Perestrello, M. (1995) Ainda sobre a história da psicanálise no Brasil. Revista Brasileira de Psicanálise, 29(3),667-674.

Porto-Carrero, J. P. (1929a). A arte de perverter: applicação psychanalytica à formação moral da criança. Em J. P. Porto-Carrero (Org.). Ensaios de psychanalyse (pp. 133-142). Rio de Janeiro: Flores & Mano. (Original publicado em 1929).

Porto-Carrero, J. P. (1929b). A psychanalyse na Liga Brasileira de Hygiene Mental. Em J. P. Porto-Carrero (Org.). Ensaios de psychanalyse jk (pp. 27-40). Rio de Janeiro: Flores & Mano. (Original publicado em 1926).

Porto-Carrero, J. P. (1929c). Educação sexual. Archivos Brasileiros de Hygiene Mental, 2(1),120-133.

Porto-Carrero, J. P. (1929d). Ensaios de psychanalyse. Rio de Janeiro: Flores & Mano.

Porto-Carrero, J. P. (1929e). Instrucção e educação sexuaes. Em J. P. Porto-Carrero (Org.). Ensaios de psychanalyse (pp. 71-79). Rio de Janeiro: Flores & Mano. (Original publicado em 1928).

Porto-Carrero, J. P. (1929f). Leitura para crianças: ensaio sob o ponto de vista psychanalytico. Em J. P. Porto-Carrero (Org.). Ensaios de psychanalyse(pp. 165-176). Rio de Janeiro: Flores & Mano. (Original publicado em 1928).

Porto-Carrero, J. P. (1929g). O caracter do escolar segundo a psychanalyse. Em J. P. Porto-Carrero (Org.). Ensaios de psychanalyse (pp. 41-59). Rio de Janeiro: Flores & Mano. (Original publicado em 1927).

Porto-Carrero, J. P.(1929h). Psychanalyse: a sua história e o seu conceito. Em J. P. Porto-Carrero (Org.). Ensaios de psychanalyse(pp. 11-25). Rio de Janeiro: Flores & Mano. (Original publicado em1928).

Porto-Carrero, J. P. (1930). O que esperamos dos nossos filhos. Revista da Associação Brasileira de Educação, 1(3),71-77.

Porto-Carrero, J. P. (1932). A psicologia profunda ou psicanálise. Rio de Janeiro: Guanabara.

Porto-Carrero, J. P. (1933a). Sexo e cultura.Rio de Janeiro: Guanabara.

Porto-Carrero, J. P. (1933b). Psicanálise de uma civilização. Rio de Janeiro: Guanabara.

Ramos, A. (1939). A criança problema. Rio de janeiro: Casa do Estudante do Brasil.

Sagawa, R. (2002). Durval Marcondes. Rio de Janeiro: Imago.

Published

2011-04-18

How to Cite

Abrão, J. L. F. (2011). As contribuições de Júlio Pires Porto-carrero à difusão da psicanálise de crianças no Brasil nas décadas de 1920 e 1930. Memorandum: Memory and History in Psychology, 20, 123–134. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6627

Issue

Section

Articles