A psicologia de Tomás de Aquino

a vontade teleologicamente orientada pelo intelecto

Authors

  • Cláudio Ivan de Oliveira Universidade Católica de Goiás Instituto Superior de Teologia Luterana

Keywords:

Tomás de Aquino, história e epistemologia da psicologia, psicologia intelectualista, intelecto e vontade, pensamento

Abstract

Conceitos psicológicos presentes na psicologia contemporânea foram objeto de ampla discussão na teologia medieval, que produziu tradições que influenciam a psicologia moderna. Abordamos a psicologia de Tomás de Aquino. Nossa hipótese é que Tomás de Aquino é representante da psicologia intelectualista, mas incorporou a discussão sobre a vontade, introduzida pelo pensamento paulinoagostiniano e desconhecida pelo intelectualismo grego. No desenvolvimento de sua psicologia da relação entre intelecto e vontade Tomás de Aquino desenvolveu uma teoria da vontade teleologicamente orientada pelo intelecto, rompendo com a teoria agostiniana da vontade ambivalente. Argumentamos também que na psicologia moderna encontramos teorias nas quais há recorrência de problemas salientados na psicologia tomista.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cláudio Ivan de Oliveira, Universidade Católica de Goiás Instituto Superior de Teologia Luterana

Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília e leciona História da Psicologia e Epistemologia da Psicologia na Universidade Católica de Goiás. Tem atuado na pesquisa em História e epistemologia da psicologia, bem como na psicologia social da religião na pósmodernidade. Cláudio Ivan de Oliveira é também professor do Instituto Superior de Teologia Luterana (ISTL) em Goiânia.

References

Agostinho. (1995). Olivre­arbítrio. (N. A. Oliveira, Trad.). São Paulo: Paulus. (Original de 383­395)

Agostinho. (1998a). O Espírito e a letra. Em Agostinho.AgraçaI(A. Belmore, Trad.) (pp. 17­100). São Paulo: Paulus. (Original de 412)

Agostinho. (1998b). A natureza e a graça. Em Agostinho.A graçaI (A. Belmore, Trad.) (pp. 111­197). São Paulo: Paulus. (Original de 415)

Anselmo. (1996).Proslógion (C. Macedo, Trad.). Porto: Porto Editora. (Original de 1078)

Amatuzzi, M. M. (2003). Releitura de textos de Tomás de Aquino visando a construção de um pensamento psicológico. Memorandum, 5, 42­54. Retirado em 23/01/2004, de World Wide Web: http://www.fatich.ufmg.br/~memorandum/artigos05/ amatuzzi01.htm.

Amatuzzi, M. M. (2005a). O nível de complexidade da alma humana: Tradução e comentários de um texto de Tomás de Aquino.Memorandum, 9,65­77. Retirado em 10/03/05, de World Wide Web: http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a09/amatuzzi03.htm

Amatuzzi, M. M. (2005b). Uma fenomenologia do espírito em diálogo com Tomás de Aquino. Em A. A. Amatuzzi (Org.),Psicologiae espiritualidade(109­128). São Paulo: Paulus.

Arendt, H. (2002).A vida do espírito: opensar, o querer, o julgar (A. Abranches; C. E. R. Almeida & H. Martins, Trads.). Rio de Janeiro: Relume Dumará. (Original publicado em 1971)

Aristóteles. (2001a).ÉticaaNicômaco(M. G. Kury, Trad.). Brasília: Editora Universidade de Brasília. (Original do séc. IV a.C.)

Aristóteles. (2001b). Daalma(C. H. Gomes, Trad.). Lisboa: Edições 70. (Original do Séc. IV a.C.)

Aristóteles. (2002).Metafísica(G. Reale, Trad.). São Paulo: Loyola (Edição bilíngüe). (Original do séc. IV a.C.)

Barth, K. (1999).Cartaaosromanos(L. K. Anders, Trad.). São Paulo: Novo Século. (Original publicado em 1919)

Barth, K. (2003).Aféembuscadecompreensão(V. Kikuti, Trad.). São Paulo: Novo Século. (Original publicado em 1931).

Boehner, P. & Gilson, E. (1988).Históriadafilosofiacristã: desdeasorigensaté Nicolaude Cusa (R. Vier, Trad.). Petrópolis: Vozes. (Original publicado em 1952)

Boff, C. (1998).Teoria do método teológico.Petrópolis: Vozes.

Brennan, R. E. (1959).Psicologiatomista. Madrid: Javier Maratá. (Original publicado em 1930)

Brennan, R. E. (1972).Históriadelapsicologiasegunlavisiontomista(E. Villacorta, Trad.). Madrid: Javier Maratá. (Original publicado em 1959)

Cassirer, E. (1992).AfilosofianoIluminismo(A. Cabral, Trad.). Campinas: Editora da UNICAMP. (Original publicado em 1932)

Château, J. (1978).Asgrandespsicologiasdaantigüidade(A. Gonçalves, Trad.). Lisboa: Publicações Europa­América. (Original publicado em 1978)

Cottingham, J. (1995).DicionárioDescartes(H. Martins, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. (Original publicado em 1993)

Cunha, M. P. S. (2001).Omovimentodaalma: ainvençãoporAgostinhodoconceito de vontade. Porto Alegre: EDI­PUCRS.

Descartes, R. (2000).Meditaçõesmetafísicas(M. E. Galvão, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original de 1641)

Dulles, A. (1994). Apologética (L. B. Baraúna, Trad.). Em R. Latourelle & R. Fisichella.Dicionáriodeteologiafundamental(pp. 75­81). Petrópolis: Vozes. (Original publicado em 1990)

Ferreira, A. A. L. (2006). O múltiplo surgimento da psicologia. Em A. M. Jacó­Vilela; A. A. L. Ferreira & F. T. R. Portugal (Orgs.).Históriadapsicologia: rumose percursos. (pp. 13­46). Rio de Janeiro: Nau Ed.

Fraile, G. (1986).Históriadelafilosofía:filosofíajudíay musulmana.V. 1:Altaescolástica: desarrollo y decadencia. Madrid: Editorial Católica.

Freitas, L. (2003).AmoralnaobradeJeanPiaget: um projetoinacabado. São Paulo: Cortez.

Gadamer, H­G. (1999).Verdadeemétodo: traçosfundamentaisde umahermenêuticafilosófica (F. P. Meurer, Trad.). Petrópolis: Vozes. (Original publicado em 1960)

Gilbert, P. (1994). Anselmo de Cantuária (L. B. Baraúna, Trad.). Em R. Latourelle & R. Fisichella.Dicionáriodeteologiafundamental(pp. 57­62). Petrópolis: Vozes. (Original publicado em 1990)

Gilson, E. (1998).Afilosofianaidademédia(E. Brandão, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1986)

La Taille, Y. (1992). Desenvolvimento do juízo moral e afetividade na teoria de Jean Piaget. Em Y. L. Taille; M. K. Oliveira & H. Dantas (Orgs.).Piaget, Vygotskye Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (pp. 47­73). São Paulo: Summus

Latourelle, R. (1994). Tomás de Aquino (L. B. Baraúna, Trad.). Em R. Latourelle & R. Fisichella.Dicionáriodeteologiafundamental(pp. 1012­1015). Petrópolis: Vozes. (Original publicado em 1990)

Lutero, M. (1987). Debate sobre a Teologia Escolástica (W. O. Schulupp, Trad.).Em MartinhoLutero:Obrasselecionadas(Vol.1, pp. 13­20). São Leopoldo: Sinodal. (Original do Século XVI)

Molinaro, A. (2000).Léxico demetafísica(B. Lemos & P. G. E. C. Bastianetto, Trads.) São Paulo: Paulus. (Original publicado em 1998)

Mondin, B. (1980). Ohomem: quem éele? Elementosdeantropologiafilosófica(R. L. Ferreira & M. A. C. Ferrari, Trads.). São Paulo: Paulus. (Original publicado em 1977)

Oliveira, C. I. (2004).Análisehistóricaacercadointelectualismoede suainfluênciasobre teoriasbehavioristas, cognitivistasesócio­históricaacercadopensamento. Tese de doutorado não­publicada, Universidade de Brasília, Brasília.

Oliveira, C. I. & Pires, A. C. (2007). O pensamento em Watson: rompendo com o legado metafísico e buscando uma referência materializante.Psicologia: Teoriae Pesquisa, 23(4), 457­466.

Oliveira, C. I. & Pires, A. C. (2009). A psicologia intelectualista grega: um paradigma antropológico na história da psicologia.Memorandum, 16, 44­63. Retirado em 8/07/09, de World Wide Web http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a16/oliveirapires01.htm

Oliveira, C. I.; Pires, A. C.; Macedo, R. G. & Siqueira, A. T. E. (2006). A antropologia paulino­agostiniana: a criação do paradigma da ambivalência do eu­moral e a interpretação do binômio saúde­doença.Memorandum, 10,09­32. Retirado em 31/07/06, de World Wide Web http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a10/oliveira01.htm

Penna, A. G. (1991). História das idéias psicológicas. Rio de Janeiro: Imago.

Piaget, J. (1994).Ojuízomoralnacriança(E. Lenardon, Trad.). São Paulo: Summus. (Original publicado em 1932)

Platão. (2001).Arepública(M. H. R. Pereira, Trad.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. (Original do séc. IV a.C.)

Reale, G. (1994).Históriadafilosofiaantiga.V.2 (H. C. L. Vaz & M. Perine, Trad.). São Paulo: Loyola. (Original publicado em1975)

Reale, G. (1995).Históriadafilosofiaantiga. V.5 (H. C. L. Vaz & M. Perine, Trads.). São Paulo: Loyola. (Original publicado em 1975)

Schaeffer, F. A. (1974).Amorte darazão. (Trad. não informado). São Paulo: ABU. (Original publicado em 1967)

Schultz, P. S. & Schultz, S. L. (2006).Históriadapsicologiamoderna(S. S. M. Cuccio, Trad.). São Paulo: Thomson Learning Edições. (Original publicado em 2005)

Tomás de Aquino. (1980).Sumateológica(A. Correa, Trad.). V. 2. Porto Alegre: Sulina. (Original latino do séc. XIII).

Tomás de Aquino. (1981).Exposiçãosobreocredo(O. Moura, Trad.). São Paulo: Loyola. (Original do séc. XIII)

Tomás de Aquino. (1990).Sumacontraosgentios(D. O. Moura & L. Jaspers, Trads.). Porto Alegre: Sulina. (Original latino do séc. XIII)

Vidal, F. (2006). “A mais útil de todas as ciências”. Configurações da psicologia desde o Renascimento tardio até o fim do Iluminismo. Em A. M. Jacó­Vilela; A. A. L. Ferreira & F. T. R. Portugal (Orgs.).Históriadapsicologia: rumose percursos(pp. 47­73). Rio de Janeiro: Nau Ed.

Published

2009-10-06

How to Cite

Oliveira, C. I. de. (2009). A psicologia de Tomás de Aquino: a vontade teleologicamente orientada pelo intelecto. Memorandum: Memory and History in Psychology, 17, 8–21. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6662

Issue

Section

Articles