A pessoa como sujeito da experiência

um percurso na história dos saberes psicológicos

Authors

  • Marina Massimi Universidade de São Paulo
  • Miguel Mahfoud Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

experiência, história das idéias, história da psicologia

Abstract

Discutem-se as definições de “experiência” da história da cultura ocidental que influenciaram a constituição dos saberes psicológicos: desde Aristóteles até Wundt e James. Originariamente entendida segundo dimensões diversificadas, experiência se referia seja ao conhecimento sensorial e prático das coisas, seja à verificação e à prova, seja ao conhecimento interior. Analisam-se nessa tradição as contribuições de Agostinho, Roger Bacon, Tomás de Aquino e seus interpretes jesuítas em âmbito luso-brasileiro. A partir da Idade Moderna, pela influência das filosofias empiristas, experiência foi reduzida à dimensão de conhecimento sensorial testado e comprovado conforme os critérios do método científico; a ‘prática das coisas’ foi definida como senso comum tendo acepção negativa; e o conhecimento interno foi restrito ao âmbito determinado pelos parâmetros do conhecimento externo. Separavam-se assim dimensões da experiência anteriormente concebidas de modo unitário. Este conceito de experiência foi utilizado no século XIX no estabelecimento de domínio, métodos e objetos da nova Psicologia científica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marina Massimi, Universidade de São Paulo

formada em psicologia pela Universidade de Padova (Itália), mestra e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, docente junto ao Departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto; especialista em história da psicologia e das idéias psicológicas.

Miguel Mahfoud, Universidade Federal de Minas Gerais

formado em Psicologia, Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo, professor adjunto do Departamento de Psicologia na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, Brasil. Coordenador do Laboratório de Análises de Processos em Subjetividade (LAPS) junto à mesma instituição. Suas pesquisas referem-se às áreas de memória, cultura e
subjetividade. É líder dos Grupos de Pesquisa “Estudos em Psicologia e Ciências Humanas: História e Memória” e “História da Psicologia e Contexto Sóciocultural”.

References

Abbagnano, N. (2003).Dicionáriodefilosofia(A. Bosi; I. C. Benedetti, Trads.). São Paulo: Martins Fontes (Original publicado em 1971).

Agostinho, S. (1998).Solilóquioseavidafeliz(A. Fiorotti, Trad.). São Paulo: Paulus. (Original de 386 d.C.).

Agostinho, S. (2000).Trindade(A. Belmonte, Trad.). São Paulo: Paulus. (Original de 399­422 d.C.).

Aquino, T. de (2002). SumaTeológica.Volume 2. (C. P. Pinto de Oliveira, Trad.). São Paulo: Loyola. (Original de 1267­68).

Arendt, H. (1999).Acondiçãohumana(R. Raposo, Trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Original publicado em 1958).

Aristóteles (1969).AMetafísica(L. Vallandro, Trad.). Porto Alegre: Globo. (Original do século IV a.c.).

Aristóteles (1993).Parvanaturalia(J. Serrano, Trad.). Madri: Alianza Editorial. (Original de século IV a.C.).

Aristóteles (2001). Da alma (C. A. Gomes, Trad.) (Textos filosóficos). Lisboa: Edições 70. (Original de século IV a.C.).

Bernardo de Claraval, Sermão 36. Em: J. L. Lauand, (Org.) (1998).CulturaeeducaçãonaIdadeMédia: TextosdoséculoVaoXIII(J. L. Lauand, Trad.). pp. 262­271. São Paulo: Martins Fontes.

Bernardo de Claraval. Pequena antologia. Em: Santos, L. A. R. (2001).Unmongequese impôsaseutempo: Pequenaintroduçãocom antologiadavidaedaobrade SãoBernardo de Claraval. pp. 147­191. Rio de Janeiro: Editora Lumen Christi.

Brentano, F. (1997).Psicologiadalpuntodivistaempirico. vol.1, (L. Albertazzi, Trad.). Bari: Edizioni La Terza. (Original publicado em 1877).

Craveiro, L. (1665).Merendaeucharisticae sermãoque pregouopadre Lourenço CraveirodaCompanhiadeJesus,daProvínciadoBrasil,doColégiodaBahia, noterceirodiadasquarentahorasátardeem 16 defevereirode1665. DeuáestampaoP. Fr. AntonioCraveiropregadorereligiosocapuchodaOrdem deNossoSeráficoPadre São Francisco da Província de Granada. Lisboa: Oficina de Francisco da Silva.

Fabris, A. (1997). Esperienza e mistica. Em A. Molinaro; E. Salman (Org.).Filosofiae mistica: itineraridiunprogettodiricerca(pp. 13­28). Roma: Pontificio Ateneo Sant’Anselmo.

Gilson, E. (1986).AfilosofianaIdadeMédia(E. Brandão, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1986).

Hume, D. (1972). Investigações acerca doentendimento humano(A. Aiex, Trad.). Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional; São Paulo: Edusp. (Original publicado em 1739).

Husserl, E. (2002)Lacrisidelle scienze europeeelafenomenologiatranscendentale:Per unsapere umanistico(E. Paci, Apresent.; E. Filippini, Trad.). Milano: Net Tascabili. (Original publicado em 1959).

James, W. (1989).Princípiosdepsicologia(Ag. Barcena, Trad.). Mexico: Fundo de Cultura Económica. (Original publicado em 1891).

Massimi, M. (2000). La psicologia dei temperamenti nei Cataloghi Triennali dei gesuiti in Brasile. Physis, Rivista Internazionale diStoria della Scienza, 37,137­150.

Molioli, G. (1992). L’esperienzaspirituale: lezioni introduttive. Milano: Glossa.

Philippe, M. D. (2002).IntroduçãoàfilosofiadeAristóteles(G. Hibon, Trad.). São Paulo: Paulus. (Original publicado em 1956).

Reale, M. & Antiseri. G. (1986).Ilpensierooccidentale dalle originiadoggi.V. 1. Brescia: Editrice La Scuola.

Santos, L. A. R. (2001).Unmongequeseimpôsaseu tempo: Pequenaintroduçãocom antologiada vidaedaobradeSãoBernardodeClaraval. Rio de Janeiro: Editora Lumen Christi.

Vico, G.B. (2005).Ciêncianova.(J. Vaz de Carvalho, Trad.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. (Original publicado em 1744).

Wundt, W. (1900) Compendio di Psicologia (L. Agliardi, Trad.). Torino: Clausen. (Original publicado em 1896).

Published

2007-10-12

How to Cite

Massimi, M., & Mahfoud, M. (2007). A pessoa como sujeito da experiência: um percurso na história dos saberes psicológicos. Memorandum: Memory and History in Psychology, 13, 16–31. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6701

Issue

Section

Articles