Movimentos da atenção

um diálogo com William J ames

Authors

  • Gustavo Cruz Ferraz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Virgínia Kastrup Universidade Federal do Rio de Janeiro

Keywords:

atenção, consciência, William James

Abstract

O tema da atenção vem ganhando cada vez mais destaque na contemporaneidade. Não apenas na psicologia, mas também nas mais diversas esferas de nossa vida cotidiana se manifesta um claro interesse em torno do tema. Este artigo busca explorar a atenção do ponto de vista de seu funcionamento, a partir de uma análise da vertente psicológica do trabalho de William James. Não se trata aqui de uma curiosidade histórica que visaria acompanhar todo o percurso de sua conceituação acerca da atenção, mas sim de
ressaltar algumas nuances de sua investigação que têm sido pouco valorizadas pelos trabalhos de psicologia da atenção e que ganham especial importância no contexto da contemporaneidade. Noções como as de seletividade, interesse e focalização são trabalhadas em articulação com o conceito de fluxo do pensamento, com o objetivo de se contrapor à concepção de um funcionamento homogêneo da atenção e privilegiando sua dimensão de flutuação.

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Author Biographies

Gustavo Cruz Ferraz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

psicólogo e atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Bolsista do CNPqBrasil.

Virgínia Kastrup, Universidade Federal do Rio de Janeiro

doutora em Psicologia e pesquisadora do CNPq. Professora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Publicou A invenção de si e do mundo (Papirus, 1999) e diversos artigos em coletâneas e revistas especializadas. Seu trabalho situa-se na interface entre os estudos da cognição e da produção da subjetividade.

Published

2007-10-12

How to Cite

Ferraz, G. C., & Kastrup, V. (2007). Movimentos da atenção: um diálogo com William J ames. Memorandum: Memory and History in Psychology, 13, 61–72. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6703

Issue

Section

Articles