Mestres Bantos da Alta Mogiana

tradição e memória da umbanda em Ribeirão Preto

Authors

  • José Francisco Miguel Henriques Bairrão Universidade de São Paulo
  • Fábio Ricardo Leme Universidade de São Paulo

Keywords:

memória social, psicologia e religião, bantos, umbanda, psicologia social

Abstract

Este artigo visa dar voz aos praticantes da umbanda. O seu principal objetivo é salvaguardar a memória da comunidade negra na região de Ribeirão Preto, através do registro documental de aspectos da sua tradição, vivências sociais e cultura religiosa. Mais do que fatos, documenta-se o imaginário umbandista, revelador do modo de ser profundo destes remanescentes. Mães de Santo foram as principais colaboradoras, mas houve a participação de toda a comunidade. Recorreu-se a: gravações em áudio e vídeo de festas e rituais, narrativas sobre as memórias e histórias dos colaboradores e suas explicações, fotografias, anotações em caderno de campo, observação participante e entrevistas livres. Os resultados apontam para a necessidade de prestar mais atenção às raízes bantos da cultura brasileira e recomendam que se promovam aproximações  entre a “cultura psicológica popular” e a psicologia acadêmica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Francisco Miguel Henriques Bairrão, Universidade de São Paulo

Doutor em Filosofia pela UNICAMP, professor de Psicologia Social na FFCLRP-USP, Brasil, e pesquisador na mesma área (FAPESP/FFCLRP-USP).

Fábio Ricardo Leme, Universidade de São Paulo

psicólogo e mestrando do Programa de Pós-Graduação em
Psicologia da FFCLRP-USP, Brasil.

Published

2003-04-01

How to Cite

Bairrão, J. F. M. H., & Leme, F. R. (2003). Mestres Bantos da Alta Mogiana: tradição e memória da umbanda em Ribeirão Preto. Memorandum: Memory and History in Psychology, 4, 5–32. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6805

Issue

Section

Articles