Estágio docente em história da psicologia

Ensino e formação de pesquisadores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53625

Palabras clave:

ensino da psicologia, ensino superior, pós-graduação, história da psicologia

Resumen

Este trabalho apresenta relato de experiência de estágio docente de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no ensino de História da Psicologia no curso de graduação em Psicologia dessa universidade. São discutidas reflexões teórico-metodológicas que fundamentam as escolhas didáticas que adotamos em nosso fazer como docentes regentes da disciplina e docentes estagiários. De igual modo, apresentamos exemplos de atividades realizadas nas disciplinas de graduação. A posição que sustentamos é de que não há formação adequada de pesquisadores em História da Psicologia que não passe por treinamento docente, uma vez que consideramos que a formação de psicólogos é, por excelência, o campo de aplicação e circulação do conhecimento historiográfico da Psicologia. 

Biografía del autor/a

  • José Felipe Vitor Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis, mestre pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, doutorando no PPGPS da UERJ e integrante do Laboratório de História e Memória da Psicologia Clio-Psyché/UERJ.

  • Anna Caroline Pott, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Mestranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2024-atual). Cursando Psicologia na UERJ (2023-atual). Mestra em Estudos Marítimos pela Escola de Guerra Naval (PPGEM-EGN), com pesquisa voltada para a área de inteligência artificial (2019). Pesquisadora-Bolsista do Clube Naval, com pesquisa na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (2016-2018). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Participante do Laboratório Estudar, projeto realizado pela Fundação Estudar na cidade de São Paulo que contou com a seleção de sessenta jovens com alto potencial transformador (2013).

  • Filipe Degani-Carneiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IP/UERJ), onde é Coordenador Adjunto do Laboratório de História e Memória da Psicologia CLIO-PSYCHÉ, Chefe do Departamento de Psicologia Social e Ciências Humanas e Sociais (2022-2024), Coordenador de Extensão do IP-UERJ, Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGPS), Editor Associado da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia. Procientista da UERJ. Conselheiro do XVII Plenário (2022-2025) do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) Presidente (2023-2025) da Sociedade Brasileira de História da Psicologia (SBHP) e seu representante no Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB). Coordenador da Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia (RIPeHP). Doutor em Psicologia Social (2017), Mestre em Psicologia Social (2013), Psicólogo (2010) e Licenciado em Psicologia (2010) pela UERJ.

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Publicado

2025-12-23

Número

Sección

Formação e ensino de História da Psicologia em países ibero-americanos

Cómo citar

Estágio docente em história da psicologia: Ensino e formação de pesquisadores. (2025). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 42, e53625. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53625