A empatia como vivência

Autores/as

  • Leandro Penna Ranieri Universidade de São Paulo
  • Cristiano Roque Antunes Barreira Universidade de São Paulo

Palabras clave:

empatia, corporeidade, fenomenologia, psicologia

Resumen

O objetivo desta investigação é elucidar os aspectos centrais da vivência de empatia no pensamento de Edith Stein, compreendendo como estes aspectos são desenvolvidos em sua obra O problema da empatia (1917/1998). Parte-se da discussão acerca do tema na literatura científica recente, visando compreender os modos como a empatia é tratada, passando ao acesso da literatura especializada em fenomenologia, concepção norteadora da investigação, buscando os elementos envolvidos com o tema. A concepção da empatia como uma vivência, como reconhecimento do outro como outro eu, desdobra-se eticamente como um movimento de compreensão da experiência do outro, um testemunho sensível daquilo que ele vive.

 

Biografía del autor/a

  • Leandro Penna Ranieri, Universidade de São Paulo
    graduado em Ciências da Atividade Física e mestre em Ciências, área de concentração Estudos do Esporte, pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo.
  • Cristiano Roque Antunes Barreira, Universidade de São Paulo
    psicólogo, doutor em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2004), professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo entre 2005 e 2009, é atualmente docente da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (USP).

Referencias

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Publicado

2012-10-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A empatia como vivência. (2012). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 23, 12-31. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6553