Os censos do INEP como critério para entender a formação em Psicologia

gênese, panorama e indicadores atuais

Autores/as

  • Paulo Coelho Castelo Branco Universidade Federal do Ceará
  • Ana Beatriz Araújo Santiago Universidade Federal do Ceará
  • Raquel Fernandes Pinheiro Universidade Federal do Ceará
  • Sérgio Dias Cirino Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2022.34930

Palabras clave:

base de dados, ensino superior, estudantes universitários, formação do psicólogo, políticas públicas

Resumen

Objetivamos refletir como os censos do INEP podem possibilitar um critério para analisar a formação do psicólogo no Brasil. Estabelecemos uma estratégia metodológica baseada na pesquisa bibliográfica e análise documental. Contextualizamos o surgimento do INEP e a sua lógica de estabelecer o censo do ensino superior pelas figuras de Lourenço Filho e Anísio Teixeira, suas estadas na Universidade de Columbia e apropriações de ideias psicológicas, educacionais e administrativas. Adentramos tais censos, entre 1940-2010, para entender o expansionismo educacional e a formação do psicólogo. No censo de 2020, observamos: predominância de cursos privados sobre os públicos; expansão formativa em cursos interioranos; expressão da mercantilização da Psicologia; discrepância entre os cursos de Bacharelado e Licenciatura; equivalência e diminuição da oferta de cursos de Licenciatura no ensino público e privado. Concluímos que a análise empreendida ajuda a entender o campo da formação do psicólogo em suas nuances históricas, políticas, estatísticas, sociais e educacionais.

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Biografía del autor/a

Paulo Coelho Castelo Branco, Universidade Federal do Ceará

Paulo Coelho Castelo Branco é Pós-Doutorando e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

Ana Beatriz Araújo Santiago , Universidade Federal do Ceará

Ana Beatriz Araújo Santiago é graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista PIBIC/UFC.

Raquel Fernandes Pinheiro , Universidade Federal do Ceará

Raquel Fernandes Pinheiro é graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista PIBIC/UFC.

Sérgio Dias Cirino , Universidade Federal de Minas Gerais

Sérgio Dias Cirino é Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista Produtividade CNPq Nível 2.

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Publicado

2022-02-09

Cómo citar

Castelo Branco, P. C., Santiago , A. B. A., Pinheiro , R. F., & Cirino , S. D. (2022). Os censos do INEP como critério para entender a formação em Psicologia: gênese, panorama e indicadores atuais. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 39. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2022.34930

Número

Sección

20 anos de Memorandum: memória e história em psicologia