Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento

trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica

Autores/as

  • Vitória Helena Cunha Espósito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria das Graças Barreto da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Geraldo Magela Salomé Universidade do Vale do Sapucaí

Palabras clave:

desenvolvimento humano, educação, saúde, pesquisa fenomenológica, hermenêutica

Resumen

Este trabalho tem como objeto de estudo investigações que se desenvolvem como um percurso metodológico no âmbito da Cátedra Joel Martins e que focam a experiência dos sujeitos que vivenciam a indissociável interface saúde–educação numa perspectiva inter/multi e transdisciplinar. Objetiva enfatizar que a consciência pré-reflexiva e pré-objetiva presente nos discursos fenomenológicos mostra-se de forma especial para compreensão dos modos pelos quais os sujeitos envolvidos na investigação vivenciam seu fazer, formulam sentidos, produzem conhecimentos. Como suporte metodológico, a fenomenologia hermenêutica propiciou a leitura compreensivo/interpretativa das pesquisas apresentadas. Como resultado desta leitura salienta: a necessidade de uma postura crítica nas investigações sistemáticas; o discernimento de que é possível fazer ciência a partir da experiência vivida e da intervenção na realidade concreta. Conclui ainda que a construção de conhecimento, de ações educativas humanizadoras e de cuidados constitui-se num fazer transformador em constante (re)construção.

 

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Biografía del autor/a

Vitória Helena Cunha Espósito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Titular da Faculdade de Educação. Docente credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Produção do Conhecimento (CNPq-CEPE / PUCSP). Fundadora e Coordenadora da Cátedra Interinstitucional Joel Martins (Faculdade de Educação / PUC-SP).

Maria das Graças Barreto da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda, Psicomotricista e Professora Assistente da Escola Paulista de Enfermagem – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora do Projeto de Extensão Grupo de Massagem e Estimulação de Bebês (GMEB). Líder do Grupo de Estudo em Puericultura (CNPq / UNIFESP). Integrante-Fundadora da Cátedra Interinstitucional Joel Martins (FE/PUC-SP).

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Docente Credenciado no Programa de Ensino em Ciências da Saúde - CEDESS/UNIFESP/MPNORTE. Doutor em Ciências e Pós-Doutor em Ensino de Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Diretor de Educação e Pesquisa da ABRADHENF. Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Ética e Exercício da Enfermagem. É Integrante-Fundador da Cátedra Interinstitucional Joel Martins (FE/PUC-SP).

Geraldo Magela Salomé, Universidade do Vale do Sapucaí

Professor Adjunto do Curso de Mestrado profissional Ciências Aplicadas à Saúde da Universidade do Vale do Sapucaí-UNIVÁS/ Pós-Doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo. Doutor em Ciências pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Integrante da Cátedra Interinstitucional Joel Martins (FE/PUC-SP).

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Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Espósito, V. H. C., Silva, M. das G. B. da, Silva, G. T. R. da, & Salomé, G. M. (2014). Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 26, 153–167. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6526

Número

Sección

Artigos