Notas sobre o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte

Autores/as

  • Ernani Henrique Fazzi Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bernardo Jefferson de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sérgio Dias Cirino Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

laboratório de psicologia, escola de aperfeiçoamento, Helena Antipoff

Resumen

Apresentamos algumas considerações históricas sobre o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte (1929-1946), instituição criada durante o governo de Antônio Carlos de Andrada, como parte de um projeto de reforma do ensino mineiro. Além de seu papel na complementação das aulas expositivas, no laboratório da escola foram realizados diversos estudos sobre a população do Estado. Entre os personagens desta trama, destaca-se Helena Antipoff, que foi a responsável pela organização do Laboratório e pela direção de suas atividades. Para complementá-las, ela criou algumas instituições destinadas a amparar aquelas crianças que eram prejudicadas pelos processos de classificação e agrupamento então empregados. Essas outras instituições receberam laboratórios próprios que engendraram uma cadeia funcionalmente articulada. Inspirados no modelo de análise genealógica de Michel Foucault, buscamos evidenciar uma parcela da rede de “saberes/poderes” que perpassou o Laboratório e modelou a feição de suas produções.

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Biografía del autor/a

Ernani Henrique Fazzi, Universidade Federal de Minas Gerais

graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela UFMG. Trabalha na Prefeitura de Belo Horizonte e em consultório particular.

Bernardo Jefferson de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

doutor em Filosofia pela UFMG. É professor associado da Faculdade de Educação da UFMG e bolsista de produtividade do CNPq. graduado em Psicologia e Mestre em Educação pela UFMG. Trabalha na Prefeitura de Belo Horizonte e em consultório particular. 

Sérgio Dias Cirino, Universidade Federal de Minas Gerais

doutor em Psicologia pela USP. É professor associado na Faculdade de Educação da UFMG e bolsista de produtividade do CNPq.

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Publicado

2017-11-18

Cómo citar

Fazzi, E. H., Oliveira, B. J. de, & Cirino, S. D. (2017). Notas sobre o Laboratório de Psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 20, 58–69. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6623

Número

Sección

Artigos