Édouard Claparède (1873-1940)
interesse, afetividade e inteligência na concepção da psicologia funcional
Palabras clave:
interesse, afetividade, inteligência, educação funcionalResumen
Através do método de análise de conteúdo, procedeu-se a uma investigação sobre os conceitos de interesse, afetividade e inteligência em um conjunto de textos de Édouard Claparède, de 1905 a 1938. Os significados e funções desses conceitos foram identificados, assim como as relações entre eles. Percebeu-se a importância do conceito de necessidade, o qual se encontra na base de todos os outros. Explicita-se o papel desses conceitos na educação funcional, bem como a maneira de se atrair o interesse das crianças, nessa perspectiva: através do jogo. Apresenta-se, ainda, a posição de Claparède com relação a alguns autores com quem dialogou acerca desses temas.
Descargas
Citas
Campos, R. H. F. (no prelo). O funcionalismo europeu: Claparède e Piaget em Genebra, e as repercussões de suas idéias no Brasil. Em A. M. Jacó-Vilela e col. (Orgs.). História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Editora.
Campos, R. H. F. (2003). Psicologia e direitos humanos: as relações entre ciência e ética na perspectiva do Instituto Rousseau, em Genebra. Em A.M.C Guerra. e col. (Orgs.). Psicologia social e direitos humanos. (pp. 77-92). Belo Horizonte: ABRAPSO-MG; Ed. Campo Social.
Claparède, É. (1925). Comment diagnostiquer les aptitudes chez les écoliers. Paris: Flammarion.
Claparède, É. (1926). Psychologie de l’enfant et pédagogie expérimentale. 11a. ed. Genève: Librairie Kundig.
Claparède, É. (1928). A escola e a psychologia experimental. (Lourenço Filho, Trad.). São Paulo: Melhoramentos (Original publicado em 1916).
Claparède, É. (1933). La genèse de l’hypothèse. Archives de psychologie, 24 (93-94), 1-155.
Claparède, É. (1934). Psicologia da criança e pedagogia experimental. (A. Mata Machado Filho e T. Pereira, Trad.s). 11ª ed. Belo Horizonte: Imprensa oficial. (Original publicado em 1905).
Claparède, É. (1940). A educação funcional. (J.B. Damasco Penna, Trad.). 2ª ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. (Original publicado em 1931).
Claparède, É. (1941). Autobiographie. Archives de psychologie, 28 (111), 145-181.
Claparède, É. (1959). A escola sob medida. (M.L. Cirado Silva, Trad.). Rio de Janeiro: Fundo de Cultura. (Original publicado em 1920).
Claparède, É. (1967). Como diagnosticar las aptitudes en los escolares. (A.G. Fagoaga, Trad.). Madrid : Aguilar. (Original publicado em 1924).
Claparède, É. (1973). Invenção dirigida: o mecanismo psicológico da invenção. (A.L. Oliveira, Trad.). Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG. (Original publicado em 1938).
Fontes, L. G. (1973). Bibliografia de Édouard Claparède, reorganizada por Lucy Gonçalves Fontes. Em É. Claparède. Invenção dirigida: o mecanismo psicológico da invenção. (A.L. Oliveira, Trad.). (pp. 43-66). Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG.
Freud, S. (1970). A concepção psicanalítica da perturbação psicogênica da visão. Em Obras Completas de Sigmund Freud. vol XI. (J. Salomão e col., Trad.s) (pp. 199-200). Rio de Janeiro: Editora Imago.
Houaiss, A. & Villar, M.S. (2001). Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva.
Perregaux, C.; Rieben, L. & Magnin, C. (1996). Une école où les enfants veulent ce qu’ils font: La Maison des Petits hier et aujourd’hui. Lausanne: Loisirs et Pédagogie.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.