Origem e relevância de um laboratório de psicologia no Brasil na década de 1950
Palabras clave:
história da psicologia no Brasil, história dos laboratórios de psicologia, história dos salesianos no BrasilResumen
O artigo ancora-se nas investigações sobre as condições de surgimento e a relevância de um laboratório de psicologia da década de 1950 em uma instituição confessional situada no interior do Estado de Minas Gerais. Trata-se da antiga Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei que, em 1955, adquiriu, da Itália, modernos equipamentos nos moldes dos existentes na Europa pretendendo introduzir melhorias no ensino ministrado nos cursos. Desdobrando suas atividades, o laboratório tornou-se o instrumento utilizado pelos salesianos para a geração de um Instituto de Psicologia e Pedagogia, de um curso de Orientação Educacional e de um ativo serviço de orientação educacional e profissional.
Descargas
Citas
Campos, R. H. F. (1992). Notas para a história das idéias psicológicas em Minas Gerais. Em Conselho Regional de Psicologia - 4°.Região. Psicologia: possíveis olhares, outros fazeres. (pp. 11-63) Belo Horizonte: Autor.
Carvalho, Delgado (1976). História documental moderna e contemporânea. Rio de Janeiro: Record.
Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei (s/d). Há seis anos. Anais da Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras. São João del-Rei, mímeo. Autor.
Instituto de Psicologia e Pedagogia - IPP (1964). Relatório - Cinco anos de atividades (1960-1964). São João del Rei, mímeo. Autor.
Massimi, M. (1990). História da psicologia brasileira. São Paulo: EPU.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.