Irmandades de negros

construção da identidade de seus velhos em Minas Gerais

Autores/as

  • Eneida Pereira dos Santos Fundação Educacional Nordeste Mineiro
  • Miguel Mahfoud Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

irmandades de negros, identidade, memória coletiva, religiosidade popular

Resumen

Analisando fenomenologicamente relatos de história de vida de velhos negros, moradores de Ouro Preto, São João del Rei e Serro, em Minas Gerais, Brasil, investigamos o significado atribuído a irmandades de negros por filiados de longa data e suas conseqüências para a elaboração de identidade. Constatamos que a irmandade, para um típico filiado, consiste em via singular para aquisição de prestígio social, relacionamento criativo/ativo com o sagrado e elaboração de identidade; decidindo pelo convívio com a Irmandade – que os acolhe em vida, e lhes indica criativa maneira de lidar com a morte – lida com a realidade como campo de ação para a busca de consolidação de identidade pessoal e coletiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eneida Pereira dos Santos, Fundação Educacional Nordeste Mineiro

Mestre em Psicologia, Coordenadora de Curso na Fundação
Educacional Nordeste Mineiro, em Teófilo Otoni, Minas Gerais, Brasil. Professora da Fundação Educacional Nordeste Mineiro (na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teófilo Otoni). Coordenadora Geral do Curso de Formação Superior de Professores – Projeto Veredas na FENORD.

Miguel Mahfoud, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Psicologia Social, professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, Brasil, na linha de pesquisa “Cultura e Subjetividade”.

Publicado

2002-10-01

Cómo citar

Santos, E. P. dos, & Mahfoud, M. (2002). Irmandades de negros: construção da identidade de seus velhos em Minas Gerais. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 3, 72–97. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6816

Número

Sección

Artigos