Desejo e formação de mundo em Sartre

breve contraponto com Merleau-Ponty

Autori

  • Reinaldo Furlan Universidade de São Paulo

Parole chiave:

fenomenologia, Sartre, desejo, Merleau-Ponty

Abstract

A realidade humana aparece em Sartre como uma falta ontológica no seio da realidade das coisas. Essa falta é a consciência, ocasião de deflagração do Ser e desejo de ser. Nesse sentido o homem é projeto, buscando realizar seu próprio ser através do ser das coisas, assim configurando o mundo. Essa tentativa é sempre fracassada, ou sempre iniciada, na medida em que a consciência não pode se transformar em ser algum, ou só é ultrapassando os projetos nos quais procura realizar o próprio ser. A noção de encarnação se destaca na medida em que representa um princípio de má-fé da consciência que, em seu projeto de ser, busca se perder no ser-em-si da matéria sensível. O uso da filosofia de Merleau-Ponty, no artigo, visa apenas evidenciar, por diferença, as noções de desejo e encarnação em Sartre, e indicar a passagem para outra filosofia através da inversão do significado das mesmas.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Reinaldo Furlan, Universidade de São Paulo

professor de filosofia no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP

Riferimenti bibliografici

Barbaras, R. (2003). Désir et totalité: sur l‟ontologie sartrienne. Em R. Barbaras. Vie et Intentionnalité (pp. 55-63). Paris: Vrin.

Deleuze, G. & Guattari, F. (1992). O que é a filosofia? (B. Prado Jr. & A. A. Muñoz, Trads.). Rio de Janeiro: Editora 34. (Original publicado em 1991).

Heidegger, M. (1979). Que é metafísica? (E. Stein, Trad.). (Coleção Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural. (Original publicado em 1929).

Houaiss, A, Villar, M. S. & Franco, F. M. M. (2001). Dicionário de língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva.

Merleau-Ponty, M. (2002). La structure du comportement (2a ed.). Paris: PUF. (Original publicado em 1942).

Merleau-Ponty, M. (1994). Fenomenologia da percepção (C. A. R. Moura, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1945).

Merleau-Ponty, M. (1984). O filósofo e sua sombra (M. S. Chauí, Trad.). (Coleção Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural (Original publicado em 1960).

Merleau-Ponty, M. (2000). A natureza (A. Cabral, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Originais de 1957-1960, Cursos no Collège de France).

Merleau-Ponty, M. (1964). Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard.

Merleau-Ponty, M. (2000). O visível e o invisível (J. A. Gianotti & A. M. d‟Oliveira, Trads.). São Paulo: Perspectiva. (Original publicado em 1964).

Sartre, J. P. (1976). L’être et le néant. Paris: Gallimard. (Original publicado em 1940).

Silva, F. L. (2003). Ética e literatura em Sartre. São Paulo: Edunesp.

Tréguier, J-M. (1996) Le corps selon la chair. Paris: Kimé.

Pubblicato

2012-04-14

Come citare

Furlan, R. (2012). Desejo e formação de mundo em Sartre: breve contraponto com Merleau-Ponty. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 22, 117–127. Recuperato da https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6593

Fascicolo

Sezione

Artigos