A autobiografia agostiniana na obra A vida feliz
Parole chiave:
escrita, autobiografia, literatura cristã, felicidadeAbstract
O tema felicidade é visto sob o prisma de um texto autobiográfico medieval da teologia cristã, utilizando-se do livro A vida Feliz de Santo Agostinho, no qual o autor se empenha na discussão sobre a felicidade com base no conhecimento da verdade na interioridade da alma. Como pensador da memória, Santo Agostinho faz a sua autobiografia, inscrevendo-se, assim, na busca constante do amor de Deus, pois a felicidade é um dom dado por Ele. A vida feliz agostiniana só pode ser alcançada na busca de Deus. É voltando-se a Ele que a pessoa poderá atingir a verdadeira felicidade e a completude do seu ser. Marca, assim, um desenvolvimento pessoal, capaz de olhar profundamente dentro de si mesmo, em uma incursão autobiográfica, registrando na História, o hino de vida e esperança na vida feliz.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Agostinho, S. (1997).Confissões e De Magistro. (Coleção Os pensadores). (J. O. Santos; A. Pina & A. Ricci, Trad.). Nova Cultural: São Paulo. (Original de 397398).
Agostinho, S. (1998). Solilóquios. A vida feliz. (2ª. ed.; Coleção Patrística, Vol. 11). (A. Fiorotti & N. A. Oliveira, Trad.). São Paulo: Paulus. (Original de 386).
Arendt, H. (1997).O conceito de amor em Santo Agostinho. (Série Pensamento e Filosofia), (A. P. Dinis, Trad.). Lisboa: Instituto Piaget. (Original publicado em 1929).
Bíblia de Jerusalém. (1995a).Evangelho segundo João. São Paulo: Paulus. cap.14, p. 2023.
Bíblia de Jerusalém. (1995b).Epístola de São Paulo aos Romanos. São Paulo: Paulus. cap. 13, p. 21-41.
Bloom, H. (2005).Onde encontrar a sabedoria?(J. B. O’Shea, Trad.) São Paulo: Objetiva. (Original publicado em 2004).
Bueno, B. O. (2002, janeiro-junho). O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: A questão da subjetividade. Educaçãoe Pesquisa,28(1), 11-30.
Costa, J. S. (1993).Tomás de Aquino: a razãoa serviço da fé.(Coleção Logos). São Paulo: Moderna.
CourtineDénamy, S. (1999).Hannah Arendt. (Coleção História e biografias). (L. Figueiredo, Trad.). Lisboa: Instituto Piaget. (Original publicado em 1994).
DeloryMomberger, C. (2006, maioagosto). Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. (M. C. N. Dias & H. C. Chamlian, Trad.).Educação e pesquisa,32(2), 359-371.
Dias, C. E. S. (2004). A beatitude Agostiniana. Em: S. G. Albanoz, (Org).A Filosofia e a do Sul: EDUNISC.
Felicidade: O que os filósofos têm pensado sobre a felicidade humana (pp. 63-75). Santa Cruz Duclos, M. (2005).SantoAgostinho: a verdade e a felicidade residem em Deus. Retirado em 20 de abril de 2006, do http://consciencia.org/medieval/agostinho2.shtml.
Gilbert, P. (1999).Introduçãoà teologia medieval. (D. D. Macedo, Trad.). São Paulo: Edições Loyola. (Original publicado em 1992).
Gilson, E. (1995). A filosofia na Idademédia. (Coleção Paidéia). (E. Brandão. Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1986).
Gilson, E. (2006). Introdução ao estudo de SantoAgostinho. (C. N. A. Ayoub, Trad.). São Paulo: Discurso Editorial; Paulus. (Original publicado em 1941).
Josso, M.C. (2006). As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras.Educação e pesquisa,32(2), 373-383.
Lalande, A. (1993).Vocabuláriotécnicoe críticodafilosofia. (F. S. Correia; M. E. V. Aguiar; J. E. Torres & M. G. Silva, Trad.). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1926).
Peterson, M. A. (1981).Introdução à filosofia medieval. Fortaleza: Edições UFC.
Ribeiro Júnior, J. (1989). Pequena história das heresias. Campinas, SP: Papirus.
Wills, G. (1999).SantoAgostinho. (Coleção Breves Biografias). (A. L. D. Borges, Trad.). Objetiva: Rio de Janeiro. (Original publicado em 1999).
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.